skip to Main Content
Área do Associado

O que é a Campanha Sinal Vermelho no combate à violência contra a mulher

De acordo com a Recomendação n.º 49 de 2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha sinal vermelho contra a violência doméstica foi lançada em razão do aumento das denúncias de violência doméstica no período de isolamento social e, atualmente, permanece como instrumento de apoio às mulheres. Dessa forma, a campanha tem integrado os Poderes e a sociedade na luta para tirar o país do estigma de ser o quinto mais perigoso do mundo para a mulher viver, e conta com o apoio de mais de dez mil farmácias e drogarias, bancos, shoppings, cartórios eleitorais e extrajudiciais, além de estabelecimentos comerciais.

Nesse contexto, a mulher sofre múltiplas violências que não se limitam ao ambiente doméstico. O Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia e o Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Políticas para as Mulheres, aderiu à campanha em prol da causa e desenvolveu material exclusivo para distribuição e treinamento dos cartórios aderentes, de modo a aprimorar essa nobre iniciativa.

Como ajudar a vítima?

O “X” vermelho na palma da mão é um pedido de ajuda. Mantenha a calma e acolha a vítima. Acione o 190, da Polícia Militar, e peça ajuda. Em seguida, se possível, conduza a vítima a um espaço reservado até a chegada da polícia. Para resguardar a segurança de todos, sigilo e discrição são muito importantes.

Caso a vítima não possa esperar a chegada da polícia, pegue o nome, documento de identidade, CPF, endereço e telefone, para que todas as informações sejam repassadas à PM e, com isso, ela possa agir e ajudar rapidamente essa mulher.

Notícias relacionadas

Back To Top