skip to Main Content
Área do Associado

Administrar com eficiência e eficácia a sua unidade jurisdicional, com base em uma nova cultura judiciária. Esse é o intuito dos Magistrados e Servidores que participaram, nos dias 29 e 30 de abril, do curso Gestão Cartorária, promovido pela Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), coordenada pela Juíza Assessora Especial da Presidência II, Dra. Rita Ramos.

Durante as 20 h/aula, a Juíza Mirla Regina da Silva, do Tribunal de Justiça do Acre, Tutora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) na área em questão, apresentou os aspectos teóricos da Administração Judiciária e da Gestão Cartorária e o cenário atual do Poder Judiciário, incluindo discussão e reflexão crítica a respeito.

Ao abordar o diagnóstico ambiental, a docente levou os participantes a analisar a sua unidade, levantando os pontos fracos e pontos fortes, as oportunidades e ameaças, identificando “onde o cartório precisa melhorar”, para assim, partindo dessa perspectiva, definir corretamente os objetivos para a equipe, alinhados à missão, visão e valores do Tribunal.

De acordo com a Juíza Mirla Regina, as competências desenvolvidas ajudarão os Magistrados e Servidores a formalizar um Plano de Gestão Judiciária para a sua unidade, incluindo ações voltadas para a melhoria do desempenho, bem como formas de controle dos resultados, e, sobretudo, um Plano de Gestão alinhado ao planejamento estratégico do Tribunal.

Fonte: TJ/BA

Back To Top