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Estratégias de vendas para o serviço de protesto, Central Nacional de Protesto (Cenprot) e o protesto diferido foram alguns dos assuntos tratados durante o Workshop: Diferimento, o futuro do protesto, promovido pelo Instituto de Protesto da Bahia (IEPTBBA). O evento aconteceu nessa sexta-feira (22), na sede do Fecom, em Salvador.

O encontro foi aberto pelo presidente do Instituto de Protesto da Bahia, o tabelião de Vitória da Conquista, Bruno Alves, que ressaltou a eficiência do protesto. “O serviço de protesto, comparado com outras serventias, é o mais avançado, pois é feito de forma eletrônica, acompanhando a evolução tecnológica, tornando essa ferramenta prática e eficiente, atendendo às expectativas da população”, disse.

O tabelião mencionou também algumas iniciativas que estão sendo tomadas para fortalecimento do protesto, como o estreitamento com o Tribunal de Justiça, as constantes reuniões a nível nacional para tratar de assuntos de interesse da categoria e a reestruturação interna do IEPTBBA, principalmente no que diz respeito à profissionalização dos funcionários. “Vamos continuar adotando medidas necessárias para fortalecermos o protesto em toda a Bahia. A realização desse Workshop é um exemplo disso”, destacou.

A estratégia de vendas que gera para o Instituto de Protesto de Santa Catarina, 160 novos contratos por mês, foi apresentada por Sergio Acy Kollet, responsável pela área comercial do IEPTBSC.

De acordo com Sérgio, os bons resultados que o Instituto de Protesto de Santa Catarina são decorrentes de um trabalho iniciado há 4 anos. “A nossa estratégia foi apostar em convênios estaduais, locais, chegar até os empresários, fazer com que eles acreditem no protesto. “Foram realizadas nesses quatro anos 350 palestras, montamos uma forte equipe e estrutura, com estratégias de prospecção. Hoje, temos 18 federações estaduais, 293 associações locais e sindicatos e um espaço grande para crescimento, pois estamos falando de 350 mil empresas, sendo que dessas, somente 20 mil possuem convênio e somente 6 mil dessas enviam títulos continuamente”, relatou.

Diferimento

Complementando o que foi exposto por Sergio Kollet, sobre estratégias para divulgar e oferecer o serviço de protesto, o vice-presidente do IEPTBBA, João Victor Lima, tabelião de Jacobina, elencou algumas dicas para captação de novos usuários, especialmente a partir do dia 28 de novembro, quando o credor será dispensado do pagamento prévio dos emolumentos (taxas de prestação de serviços públicos) para protestar títulos e outros documentos de dívidas.

“O diferimento é atrativo para as empresas e comerciantes, mas dentre outras coisas que discutimos aqui, vale ressaltar que atitudes simples como o tabelião visitar os comerciantes locais, explicar vantagens e consequências do protesto, são muito importantes. Isso porque sabemos que no interior muitas pessoas ainda não conhecem o serviço”, destacou.

Intimação

O vice-presidente do Ieptbba, Vinícius Miranda, tabelião de Candeias, convidou os colegas Giovani Guitti, tabelião de Santa Luz e Ingrid Noetzold, tabeliã de Serrinha para compartilharem as experiências que estão sendo aplicadas em seus cartórios de protesto, com o intuito de unir ideias que tem sido exitosas.

Alertar os devedores sobre as consequências decorrentes do não pagamento do débito; incluir o boleto para pagamento; disponibilizar informações de contato do cartório para esclarecimento de dúvidas e entrar em contato através do telefone com os devedores, foram algumas das ideias compartilhadas, que já estão sendo utilizadas junto às intimações, em alguns cartórios da Bahia.

CENPROT

O gestor de Tecnologia da Informação do Instituto de Protesto (IEPTBBR), Luiz Paulo Souto, fez uma palestra sobre o Cenprot, explicando todas as funcionalidades da nova plataforma online, que está prevista para entrar no ar em 1º de dezembro, mas provavelmente esse prazo será adiado para 1º de janeiro, devido ao atraso dos cartórios de protesto enviarem os dados e se adequarem quanto ao sistema tecnológico.

“Os serviços só começam a funcionar quando os dados estiverem em conformidade. E quando eu falo de dados, não são apenas as informações dos títulos, mas também o instrumento de protesto eletrônico, que será requisitado para que seja disponível tanto para o credor poder resgatar esse instrumento, como também para que seja realizada uma anuência”, pontuou Luiz.

Outro ponto destacado pelo gestor foi a adequação tecnológica quanto à questão da anuência eletrônica. “A anuência será um marco importante para o protesto, porque hoje o píblico consegue facilmente apontar os títulos de forma eletrônica, mas para cancelar é muito complicado. A realidade atual exige uma carta de anuência, firma reconhecida, ir até o cartório, dentre outras coisas. O ganho que teremos é tornar todo esse processo eletrônico e, tanto o credor como devedor, vão conseguir resolver essa questão do cancelamento via internet, sem precisar se deslocar até o cartório”, explicou.

Luiz ainda frisou a necessidade de cumprimento dos horários com relação aos serviços online. “Não adianta a gente ofertar para usuário uma experiência online para ele pedir, por exemplo, uma certidão online, e a cotação demorar 10 dias para disponibilizar esse documento. O cartório precisa conseguir manter esse equilíbrio dos prazos”, alertou.

O presidente do IEPTBBA, Bruno Alves, fez um apelo aos tabeliães para que entrem em contato com as empresas de sistema que atendem os seus cartórios para que façam as modificações necessárias. “Conhecemos aqui um site moderno, com muitas funcionalidades, mas cabe a cada um de nós fazermos as adequações para que a Cenprot possa entrar em funcionamento plenamente”, solicitou.

O evento, para os tabeliães de protesto, foi bastante esclarecedor e demonstra a união da categoria em prol do fortalecimento da atividade, como destaca a tabeliã Ingrid Monteiro, tabeliã de São Francisco do Conde. “Hoje saímos daqui com a esperança de que todas as mudanças apresentadas servirão para melhorar a experiência do serviço para o usuário. Além disso, os colegas deram muitas sugestões de como podemos ter uma postura mais proativa para o crescimento do nosso cartório e do serviço ofertado”, disse.

Fonte: IEPTB-BA

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