skip to Main Content
Área do Associado
  • Fotos

Na quinta-feira, dia 29 de março, a capital baiana celebra 469 anos e o Tribunal de Justiça da Bahia preparou uma série de fotos em homenagem ao aniversário da cidade. As imagens registradas são de Nei Pinto, fotógrafo do Tribunal de Justiça, servidor há mais de 35 anos, e acompanham curiosidades sobre o Judiciário Baiano.

Chamada na época de sua fundação por “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”, Salvador, tem seu aniversário comemorado no dia 29 de março, data em que foi fundada, em 1549, por Tomé de Sousa, governador-geral do Brasil. Foi a primeira capital do país até o ano de 1763.

Além de primeira cidade do Brasil, foi em Salvador também onde se instalou, em 7 de março de 1609, o primeiro Tribunal das Américas – o Tribunal de Justiça da Bahia. Quando instalado, era chamado de Tribunal da Relação, não dispunha de uma sede e realizava suas sessões, chamadas de relações, no Palácio do Governador-Geral.

Em 1949, quando se comemorava os 400 anos da fundação da cidade de Salvador, foi inaugurada a nova sede da Justiça em homenagem a Ruy Barbosa. O Tribunal ficou nessas instalações até o ano 2000. Depois que mudou para outra sede, o prédio passou a sediar o Fórum Ruy Barbosa. Desde então, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia está instalado em um prédio próprio, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), no qual funcionam todos os serviços do 2º Grau.

Fonte: TJ/BA

Back To Top