skip to Main Content
Área do Associado

A partir desta terça-feira (7), Cartórios de Notas da Bahia passam a emitir Autorizações de Viagens Internacionais para Menores por meio eletrônico. A novidade, fruto de um convênio com a Polícia Federal, expande os serviços disponibilizados pela plataforma digital nacional e-Notariado e atende pais de crianças ou adolescentes menores de 18 anos que necessitam viajar por transporte aéreo para o exterior sozinhos ou acompanhados por apenas um dos pais ou responsável.

Para efetuar a Autorização Eletrônica de Viagem internacional de forma digital, os responsáveis pelo menor realizarão um reconhecimento de firma por videoconferência disponibilizado pela plataforma online e-Notariado. Feito o ato eletrônico, os pais receberão o documento digital para validação no guichê da companhia aérea, via leitura de QR Code no celular ou em papel.

Com a AEV, o menor ou acompanhante responsável poderá acessar seu documento por meio de aplicativo e apresentá-lo por QRCode nos guichês de atendimentos de aeroportos, evitando a perda de documentos impressos durante a viagem e assegurando a atualização constante de dados e permissões, podendo os responsáveis até mesmo cancelar o ato à distância.

“AEV é um serviço essencial, principalmente agora nesse período de férias, em que as crianças querem viajar para se divertir”, destaca o presidente do CNB/BA, Giovani Gianellini. “A digitalização desse ato por meio dos Cartórios de Notas vai facilitar a vida de diversas pessoas, além de revelar um esforço contínuo das serventias em melhorar a oferta dos serviços”, completa.

Fonte: Alô Alô Bahia

Back To Top