skip to Main Content
Área do Associado

Treinamento para as serventias extrajudiciais baianas aconteceu nesse fim de semana e contou com a participação de tabeliães, oficiais de registro e escreventes

Neste sábado (26.06) o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) promoveu o 1º Curso de LGPD das Serventias Extrajudiciais do Estado da Bahia, treinamento online voltado para tabeliães e escreventes dos Cartórios extrajudiciais do Estado, realizado no Cartório Praia do Forte – BA, da tabeliã Márcia Rosalia, e que contou com a parceria da Associação dos Titulares de Cartórios do Estado da Bahia (ATC-BA), do Instituto Baiano de Registradores de Título, Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas (IBATDPJ) e da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA).

O curso foi ministrado pela diretora do CNB/MG, Letícia Franco Maculan, e pelo engenheiro civil, Carlos Raniere, e debateu a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na prática notarial. Os palestrantes explicaram quais os cuidados que a nova legislação traz para as serventias extrajudiciais, como os cartórios devem se proteger de ataques de hackers, observar os vazamentos de dados, além de explicarem e esclarecerem dúvidas dos participantes presentes no evento.

A diretora do CNB/MG, Letícia Franco, também mostrou para os participantes cronogramas para os cartórios extrajudiciais se alinharem à LGPD, e como cada colaborador deve atuar para prevenir vazamentos de dados de suas serventias, agindo com total sigilo e cuidado. Também falou sobre como a Lei muda as atividades cotidianas dos Cartórios de Notas. Carlos Raniere apresentou conhecimentos práticos sobre como lidar com as novas questões de vazamento de dados para os cartórios que possuem site, evitando ataques indesejados. Falou ainda sobre a função do Relatório de Impacto na Proteção de Dados (RIPD) e suas obrigatoriedades.

O presidente do CNB/BA, Giovani Gianellini, agradeceu a participação de todos os presentes e parceiros e destacou que mais cursos como esses estão por vir. Vários colaboradores das serventias baianas, de registro civil e de notas, participaram e puderam desfrutar de um momento enriquecedor.

Fonte: Assessoria de comunicação do CNB/BA

Back To Top