skip to Main Content
Área do Associado

A Comarca de Itagibá celebrou, nessa quinta-feira (17), a reinauguração do Fórum Doutor Virgílio de Paula Tourinho Neto. O Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Lourival Almeida Trindade, descerrou a placa, que simboliza esse marco para a região, ao lado do Prefeito do Município, Marcos Valério Barreto; do Prefeito de Aiquara, Delmar Ribeiro; e do Juiz de Direito, Diretor do Fórum da Comarca, Valnei Mota Alves de Souza.

Clique aqui e assista à solenidade 

Com área total de 747,48 m², a reforma do imóvel contemplou a revisão geral de elétrica, hidráulica, cobertura e telhado; reconstrução do muro lateral; impermeabilização da cobertura; pintura interna e externa; revisão geral do gradil e pintura; acessibilidade e piso tátil externo; reforma geral dos sanitários; nova copa e arquivo.

“Com bastante emoção, entregamos essa obra. Esta é a casa da Deusa Thêmis. Ela precisa acolher, abraçar, dirimir todas as controvérsias e demandas sociais que aqui chegarem”, afirmou o Presidente do PJBA. Na ocasião, ele lembrou o discurso que fez ao tomar posse como Presidente do Judiciário baiano, quando se comprometeu a olhar “prioritariamente” para o primeiro grau de jurisdição. “E eu tenho valorizado o primeiro grau. Parece que o nosso dever está sendo cumprido. Isso não é nenhum prodígio, o mérito é de todo o Judiciário”, acrescentou.

Entre as ações pontuadas que impactam diretamente no primeiro grau, o Presidente citou a nomeação de 50 novos juízes, que já estão em pleno exercício nas comarcas do interior que estavam desestruturadas. Outros 48 juízes substitutos do mesmo certame, realizado após mais de nove anos sem concurso público para esta área, foram nomeados este mês de junho e passarão pelo curso de formação inicial para, posteriormente, iniciarem as atividades.

O Desembargador Presidente lembrou também da produtividade do Judiciário baiano que conquistou o selo ouro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em matéria de julgamento de processo, em plena pandemia, no ano de 2020; a economia de R$ 100 milhões nos contratos, em cinco meses de gestão; a adoção do teletrabalho, com audiências por videoconferência e sessões de julgamento; entre outras ações.

Sobre a reinauguração do fórum, o Juiz de Direito, Valnei Mota Alves de Souza, ressaltou a importância desta data para Itagibá e todas as cidades vizinhas que compõem a comarca. “A reinauguração marca a conquista do jurisdicionado em um importante serviço dessa cidade”. O Magistrado falou sobre o empenho e trabalho da equipe de servidores, da conquista do selo ouro em 2018 e do compromisso de atuar em buscar dos melhores resultados para o cidadão.

Antes do descerramento da placa, o Prefeito do Município, Marcos Valério Barreto, destacou: “É um dia importante para Itagibá, ficamos muito felizes com o resultado dessa parceria com a justiça”.

Estiveram presentes também o Vice-Prefeito de Itagibá, Paulo Willians Moreira dos Santos; a Secretária de Ação Social e Primeira-Dama de Itagibá, Rosibete Alves Pacheco; o Presidente da Câmara de Itagibá, Vereador Aleandro Santos da Silva; a Presidente da OAB-Ipiaú, Maria da Glória dos Santos Alves; o Procurador-Geral de Itagibá, Luis Carlos Junior; o Comandante da 55ª Companhia da Polícia Militar do Município de Ipiaú, Maj. PM Jocevã Lima Oliveira.

Representando o PJBA, participaram do ato, a Chefe de Gabinete da Presidência, Clio Nobre Felix; o Secretário-Geral, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o Secretário de Administração, Fabrício Nascimento Ferreira; a Secretária Judiciária, Bianca Henkes; o Chefe de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional, Cel. PM Paulo Henrique Rocha Guimarães; o Ajudante de Ordem da Presidência, Ten. Cel. PM Luide Souza; e o Assessor de Comunicação, Moisés Bisesti.

Fonte: TJBA

Back To Top