skip to Main Content
Área do Associado

Com a pandemia do Covid-19, a serventia investiu em meios eletrônicos para atendimento ao público

Criada em 26 de abril de 1929, a serventia conhecida como “Cartório Praia do Forte” está localizada no município de Mata de São João, no litoral norte da Bahia. Coordenado pela tabeliã Márcia Rosalia Schwarzer desde março de 2017, o espaço passou por ampliação, modernização das instalações e teve investimentos em tecnologia. 

Além dos serviços de notas e registro civil serem oferecidos de forma presencial, as escrituras públicas que envolvem transferência de imóveis, divórcio, inventário e partilha de bens são disponibilizadas, também, de forma eletrônica, por meio da plataforma e-Notariado.

Os colaboradores do cartório passam por capacitação, para garantir a qualidade do atendimento ao público. Os escreventes Álvaro Gonçalves dos Santos, Jocimara Oliveira dos Santos, Rafael Paixão Carrilho, Caio Santiago Damasceno e o Substituto da Tabeliã, Alexandre Hubner, estão diretamente envolvidos com a excelência no atendimento – que, inclusive, pode ser feito em inglês.

O site da serventia (http://www.cartoriopraiadoforte.com.br/) disponibiliza facilidades ao público do litoral norte baiano. Os clientes podem consultar o cadastro no cartório e fazer orçamento da escritura que pretendem realizar. Além disso, imobiliárias podem fornecer orçamentos de escrituras de forma direta aos clientes, por meio de uma página personalizada (http://ibbi.cartoriopraiadoforte.com.br/).

Segundo Schwarzer, o Cartório também se dedica a colaborar com a comunidade de outras formas, além do desempenho da atividade extrajudicial. “Incentivamos a prática de ações em projetos sociais nas áreas do meio ambiente, educação e cultura, ao longo de todo ano. Livros estão disponíveis na sala de atendimento. Temos projetos de jardinagem na comunidade, castração de gatos, projetos que tornam o cartório, efetivamente, em um Ofício da Cidadania, para melhor atender a comunidade”. 

A titular destaca a ação de revitalização do canteiro central da rua que a serventia está localizada, que deu ao Cartório Praia do Forte um prêmio de Responsabilidade Social. O espaço foi repaginado, com bancos, jardim e uma placa que diz ‘Cartório Praia do Forte: Cuidando do que é nosso’. “A ideia é demonstrar, por meio de pequenas ações, que é possível impactar positivamente a nossa comunidade”.

Em agosto de 2019, a tabeliã recebeu uma Ordem de Mérito Notarial, do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, como reconhecimento e agradecimento pelo esforço dedicado ao XXIV Congresso Notarial Brasileiro do Colégio Notarial do Brasil, realizado na Praia do Forte. 

Com relação à pandemia do Covid-19, os cuidados foram redobrados na serventia. “Nos concentramos na divulgação de telefones para contato virtual, disponibilizamos aos clientes o contato por WhatsApp, além do telefone convencional.  Todos os funcionários receberam máscaras faciais de proteção; o espaço entre os clientes ficou maior e o local permanece amplo e arejado; houve redução do número de clientes em atendimento e em espera, além da disponibilização do tapete sanitizante e álcool gel para todos que acessarem a parte interna do cartório. Medidas essenciais para proteger nossos colaboradores e usuários do cartório”, conclui Schwarzer.

Giro pelas Serventias

O Giro pelas Serventias faz parte de uma série de reportagens produzida pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia com o intuito de divulgar o trabalho feito pelos tabeliães de notas, bem como mostrar à população a qualidade dos serviços prestados.

Esse serviço é gratuito e disponível para todos os tabelionatos de notas baianos, caso tenha interesse em participar, entre em contato pelo e-mail [email protected] .

Back To Top