skip to Main Content
Área do Associado

Aprenda como funciona e o que fazer para solicitar divórcio pela internet


Chegar à decisão de se divorciar ou separar-se de seu cônjuge é difícil, e repleto de várias dúvidas. No entanto, com o advento dos serviços de divórcio online como, existem opções disponíveis que permitem que os casais se separaram amigavelmente e de forma acessível, deixando seu relacionamento pós-divórcio e suas finanças intactas. Controlar o processo de divórcio no conforto da sua casa vai economizar tempo, dinheiro e sua sanidade.


Antes de começar com um divórcio online, existem questões e conceitos importantes que é importante entender.


O que é divórcio online?


Os serviços de divórcio online destinam-se a casais que procuram o divórcio incontestado. Isso significa que ambos os indivíduos concordam com a decisão de encerrar o casamento e com questões como a divisão de bens, pensão alimentícia, custódia de filhos, se aplicável. Casais que não concordam com esses termos não são elegíveis para um divórcio online e devem solicitar o divórcio contestado.


O divórcio online é uma forma válida de dissolver um casamento, desde que sejam cumpridos os requisitos legais específicos do estado e do condado. A principal diferença entre o divórcio online e o divórcio tradicional é que o processo acontece virtualmente por meio de comunicação eletrônica, em vez de um advogado de família fazer isso por você. Em vez de pagar advogados para negociar, você e seu cônjuge fazem isso sozinhos, economizando tempo e dinheiro.


O que devo considerar ao selecionar um serviço de divórcio online?


Recursos como qualidade do formulário, suporte ao cliente, envolvimento do cônjuge e preço afetam a decisão de selecionar um serviço de divórcio online.


É muito fácil também requer que você trabalhe com seu cônjuge na criação do acordo de acordo matrimonial. Os tribunais exigem que ambos os cônjuges participem juntos na negociação dos termos de um divórcio não contestado.


Os serviços de divórcio online são legítimos?


Sim. Um divórcio online é tão válido quanto qualquer outro divórcio não contestado. O processo é semelhante ao realizado de forma contestada. As perguntas que você e seu cônjuge inserem no serviço de divórcio online são usadas para gerar os formulários legais exigidos por lei.


Como é realizado o procedimento de divórcio pela internet?


Primeiramente, é preciso solicitar um “certificado e-notariado” no cartório que permite o procedimento, além do comprovante de residência e documentos de identidade.


Após isso, é só acessar o certificado digital clicando neste link, logar com os dados cadastrados anteriormente, e iniciar a petição do divórcio.


Lembrando que, por questões de segurança e regularidade com o Conselho Nacional de Justiça, é preciso que o procedimento seja acompanhado por um advogado entre as partes.


Além da realização de chamadas por videoconferência, para fins de identificação legal e concordância entre as partes envolvidas no processo.


Tudo deverá ser gravado por transmissão, e arquivada juntamente com o ato notarial.


Além de assinados digitalmente e conferidos por tabelião.


Quanto tempo leva o divórcio online em média?


Vários fatores afetam a duração do processo de divórcio, incluindo leis estaduais, períodos de espera obrigatórios, se os filhos estão ou não envolvidos, a quantidade de ativos compartilhados e dívidas e quantos casos estão simultaneamente pendentes no tribunal de direito da família local. Em geral, os divórcios que não incluem filhos ou propriedade da comunidade podem ser concluídos mais rapidamente do que aqueles que incluem.


Somos românticos esperançosos e acreditamos no amor. Não estamos promovendo o divórcio, mas se ele estiver acontecendo e a reconciliação não for possível, você tem opções, inclusive online, procedimento este que se tornou mais viável inclusive dedido à pandemia Covid-19. Mas, se você decidir dar um passo atrás no processo e esperar um pouco, pode suspender o divórcio.


Fonte: Sobre Isso

Back To Top