skip to Main Content
Área do Associado

O Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso, José de Arimatéia Barbosa, palestrou na cidade de Santo Estevão nesta quinta-feira (01), como parte da programação do Projeto Área Legal. Autoridades, registradores, especialistas e cidadãos também puderam ouvir o depoimento do Secretário de Tributos de Campo Formoso, José Marcondes, sobre a experiência do município com o programa de regularização fundiária urbana (Reurb). O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores, contou ainda com palestras e esclarecimentos sobre o Reurb.

O Área Legal, uma iniciativa do Tribunal de Justiça da Bahia, por meio da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), promove debates sobre a situação fundiária, notadamente urbana, dos municípios do interior do estado. Por meio das discussões, busca-se soluções para aprimorar a qualidade da segurança jurídica dos serviços registrais, propiciar soluções a questões fundiárias e contribuir para o desenvolvimento municipal.

Professor de cursos de integração jurídica e pós-graduação no Brasil e no exterior, José de Arimatéia, participou pela primeira vez do projeto e palestrou sobre “Rumos da Politica Nacional de Regularização Fundiária – origem da MP 759/16 e sua tramitação até ser convertida na Lei 13.465/17”. Ele, que é referência nacional em assuntos fundiários ligados à regularização, afirma que a legislação em questão trata de um importante marco legal.

O evento contou ainda com a exposição da situação registral da Comarca de Santo Estevão, feita por Ricardo Afonso de Araújo Costa, Delegatário do Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos do Município de Santo Estevão; e uma palestra sobre “Reurb (Significação): Conceito, modalidades, implicações legais e sua importância para fomentação do desenvolvimento econômico”, ministrada por Hervison Barbosa Soares, Delegatário do Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos do Município de Barra.

O Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Salomão Resedá, esteve presente e fez a abertura oficial, ao lado da Juíza de Direito Substituta da Vara de Registros Públicos da Comarca de Santo Estevão, Sebastiana Costa Bomfim e Silva; e do Prefeito de Santo Estevão, Rogério dos Santos Costa. A Sociedade Filarmônica Estevam Moura (Sofem), que dissemina a música, educação e a arte entre crianças, adolescentes e jovens no município de Santo Estevão, fez uma participação especial.

Também marcaram presença o Prefeito de Antonio Cardoso, Toinho Santiago; o Delegatario do Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos do Município de Campo Formoso, Fábio Ferro Fontes; a Presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Estado da Bahia (Ariba), Andréa Maria Pinhato; os Vereadores Agenilton Gomes, Marcos Gomes, Wando Rocha, Cristiano Rodrigues, Luciano Braga, Wilson Gomes e José Raimundo; entre outras autoridades municipais e representantes da sociedade.

Nesta sexta-feira (02), às 9h o Projeto Área Legal acontece no Município de Queimadas e também conta com a participação do professor José de Arimateia. Na segunda-feira (05), será a vez da cidade de Itapetinga.

Fonte: TJ/BA

Back To Top