skip to Main Content
Área do Associado

Em entrevista ao CNB/BA, o tabelião ressaltou mudanças na infraestrutura e serviços prestados na serventia

No Giro pelas Serventias desta semana, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) divulga entrevista com o titular do 3º Ofício de Notas de Ilhéus, Airton Moacir Nedel Junior, que assumiu a titularidade da serventia no dia 31 de agosto de 2017.

Assim que assumiu o 3º Ofício de Notas, Nedel realizou inovações no local, tanto na infraestrutura quanto na esfera tecnológica.

Visando oferecer maior comodidade para os usuários de sua serventia, o tabelião adotou como medida inicial a alteração da sede. Atualmente está situado em um dos locais de maior movimento da cidade de Ilhéus, próximo a pontos de táxi, ônibus, farmácias e há pouco mais de 500 metros do Fórum Epaminondas Berbert de Castro. A nova estrutura oferece um ambiente acessível, espaçoso, moderno e ao mesmo tempo aconchegante, além de contar com fácil acesso para cadeirantes, tanto na parte externa como interna, tendo o balcão a altura das necessidades dessas pessoas.

Já em relação à questão tecnológica, o Tabelionato está totalmente informatizado, tanto para lavratura de atos como para os serviços de balcão. Segundo Nedel, outras inovações foram implantadas no que diz respeito aos serviços, como o caso do acervo da serventia. Os livros que o compõe estão sendo digitalizados e alguns reencadernados. “Seguindo a ideia de atender bem e cada vez melhor, estão sendo lançados indicadores pessoais dos livros em meio eletrônico de forma que as buscas e emissões de certidões se deem no menor espaço de tempo possível”, disse o notário.

Um dos serviços oferecidos pela serventia está a comunicação eletrônica de venda de veículos automotores e, em breve, também prestará serviços referentes ao Apostilamento de Haia.

Além da informatização e das melhorias na estrutura, outra questão indispensável para o tabelião é a preparação de sua equipe com relação ao serviço prestado. “As colaboradoras são frequentemente instadas a debates envolvendo matérias notariais, com exemplos do cotidiano, e, não raras vezes, são encontradas aprofundando seus conhecimentos com livros disponibilizados”, afirmou o tabelião.

 No 3º Ofício o método de qualificação utilizado é o treinamento constante da equipe de colaboradoras, realizado pelo tabelião. “Damos ênfase para atuação ética e moral, bem como orientações de cumprir bem e fielmente as disposições legais, em especial o constante no Código de Normas e Procedimentos dos Serviços Notariais e de Registro do Estado da Bahia”, detalhou Nedel.

A equipe é formada pela substituta do cartório, Vivian Patricia Battirola Leobet, que possui graduação superior em Administração, enquanto que as demais colaboradoras; Ana Jéssica Alves Silva e Ohanna Farias dos Reis são graduandas em cursos de Administração e Direito, respectivamente. Todas elas têm acesso direto ao tabelião para esclarecimentos de dúvidas e debates.

Segundo o titular, a equipe tem como foco a melhoria da prestação dos serviços e do atendimento ao público com agilidade e excelência nos atos praticados. Outras mudanças estão nos planos do titular, com foco em projetos sociais. Futuramente, Nedel tem a intenção de realizar ou ao menos participar de ações ligadas à questão ambiental ou um trabalho voluntário que vise o bem-estar coletivo. Recentemente, Nedel e sua substituta, a convite de Job Veríssimo – radialista e líder comunitário, participaram de entrevista na rádio local onde puderam esclarecer dúvidas do interlocutor e de ouvintes.

Breve Perfil

Nascido no Rio Grande do Sul, Airton “traz de berço o amor pela atividade notarial”, fazendo parte da quarta geração de sua família a trabalhar na área notarial. Em fevereiro de 2001 iniciou oficialmente a atividade notarial em sua cidade natal – São Paulo das Missões, tendo sido tabelião substituto/interino e por vezes oficial interino dos Registros Públicos daquela cidade. Em fevereiro de 2017 tornou-se Tabelião de Notas e Protestos da Comarca de Santa Maria da Vitória. Em julho exerceu o direito de reescolha na audiência pública ocorrida na cidade de Salvador – BA, passando a ser o titular do 3º Ofício de Notas da Comarca de Ilhéus – BA.

Recentemente, Airton foi designado pelo Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia para compor o Conselho Gestor do Fundo Especial de Compensação – FECOM.

Back To Top