skip to Main Content
Área do Associado

O evento, que debateu atuação dos cartórios na prevenção à corrupção, reuniu cerca de 150 pessoas em Salvador

Neste sábado (07.03.2020), o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) promoveu, em Salvador, um curso a respeito da atuação dos notários a partir do Provimento 88, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. Aproximadamente 150 pessoas, entre notários e registradores, estiveram presentes.

O palestrante, Roberto Leonel De Oliveira Lima, ex-presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), aproveitou a experiência que teve com o cargo para apontar exemplos reais de crimes e as ações que já foram realizadas no combate aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. Além do contexto histórico, também foi apresentado o aspecto legislativo que é aplicado.

O presidente do CNB/BA, Giovani Guitti Gianellini ressaltou a contribuição do Provimento para a sociedade. “O Provimento 88 representa uma revolução no âmbito extrajudicial com notários e registradores sendo obrigados a comunicar ao Coaf as atividades suspeitas do crime de lavagem de dinheiro, corrupção ou financiamento ao terrorismo. Definitivamente estamos em um momento em que a corrupção e esses outros crimes relacionados a capitais não são mais tolerados pela sociedade e nem pelos órgãos internacionais. O Brasil é signatário de tratados e convenções internacionais, e essas informações devem ser efetivamente compartilhadas a fim de que se combata esses ilícitos em todos os âmbitos”.

Sobre o evento, Gianellini destacou que foi um sucesso. “Tivemos cerca de 150 participantes, com todas as especialidades extrajudiciais presentes. O palestrante tirou muitas dúvidas, mas é importante destacar que algumas respostas para o procedimento não existem, porque temos ainda uma curva de aprendizagem. Conforme as experiências se acumularem, teremos oportunidade de melhorar os parâmetros iniciais. Sem dúvida será um ato histórico e revolucionário para a nossa atividade”, concluiu.

Fonte: Assessoria de imprensa CNB/BA

Back To Top