skip to Main Content
Área do Associado

Fundado em 29 de novembro de 1966, o 8º Ofício de Notas de Salvador tem uma longa história de serviços à comunidade, passando por diversas fases de gestão até alcançar seu formato atual, marcado pela inovação tecnológica e excelência no atendimento. A atual tabeliã, com uma vasta experiência em diversas regiões do Brasil, trouxe um novo fôlego e modernização para o cartório.

Carolina Catizane iniciou sua carreira na advocacia atuando por quatro anos antes de se envolver com os serviços notariais. “Respondi por um registro civil com função de Notas em Minas Gerais, fui registradora de imóveis substituta no interior de São Paulo e titular de um Ofício Único no Rio Grande do Norte. Na Bahia, ao ingressar, fui titular de um Registro Civil em Salvador até que, na audiência de reescolha, tive a opção de escolher um Tabelionato de Notas”, relata.

Quando assumiu a titularidade, o cartório funcionava de forma bastante modesta no Bairro da Calçada e era o menor Tabelionato de Salvador. “Precisei mudar o endereço, as instalações e, à época, apesar do cartório contar com muitos anos de criação, foi como começar do zero”, relembra.

Hoje, o cartório oferece uma ampla gama de serviços, incluindo lavratura de escrituras públicas, testamentos, procurações, atas notariais, divórcios e inventários extrajudiciais, autenticações, reconhecimento de firmas, apostilamentos e realização de atos eletrônicos por meio da plataforma do e-notariado.

Investimentos em Tecnologia e Equipe Motivada

“Ao longo dos últimos anos investimos muito em tecnologia e na estrutura física do cartório, de modo a prestar um atendimento com maior eficiência, qualidade e conforto”, destaca a tabeliã. Com uma equipe de 41 colaboradores, divididos por setores com coordenadores específicos, o cartório consegue atender uma média de 500 senhas por dia, realizando cerca de 15 mil atos por mês.

Desafios e Inovações

Entre os desafios enfrentados, Carolina menciona a necessidade de atender os clientes conforme suas expectativas e dentro do prazo por eles definido. “Usamos hoje inteligência artificial, aplicativos diversos e sistemas para a lavratura dos atos. Temos um setor específico para cuidar do arquivo e digitalização dos documentos e atos, uma vez que o cartório, há alguns anos, é 100% informatizado”, explica.

Um dos serviços inovadores que o cartório oferece é a possibilidade de assinar documentos eletronicamente, com certificado notarizado e reconhecimento de assinatura por meio da plataforma do e-notariado, além da realização de videoconferências para assinatura do termo de comparecimento.

Serviços Diversificados

Os documentos mais frequentemente autenticados são pessoais. As lavraturas de escrituras públicas são processos detalhados que envolvem a análise, solicitação de documentos complementares, elaboração de minuta, recolhimento de custas, conferência e validação pelas partes, e finalmente, a lavratura e assinaturas.

Além disso, o cartório oferece um serviço pouco conhecido, mas de grande utilidade para a comunidade: a elaboração da Carta de Sentença.

Um Olhar para o Futuro

Com um compromisso constante com a inovação e a excelência no atendimento, o Cartório de Notas de Salvador continua a se modernizar e a buscar novas formas de atender a comunidade com eficiência, qualidade e conforto. A trajetória da atual tabeliã é um exemplo de dedicação e visão para o futuro, garantindo que o cartório não só acompanhe, mas também lidere as transformações no setor notarial.

Carolina acredita que a atividade tem muito a crescer e terá ainda mais relevância nos próximos anos. “Acho que caminhamos rumo à crescente desjudicialização e, ainda que algumas coisas possam ser alteradas, no futuro penso que a atividade tem muito a crescer e terá ainda mais relevância nos próximos anos, ganhando competências e atribuições que ainda não tem. Os cartórios são altamente confiáveis. Contem com os Tabelionatos para a formalização das transações. Realizar os atos em cartório é imprescindível para garantia da segurança jurídica e licitude das operações”, declara a tabeliã.

Luana Lopes – Assessora de Imprensa do CNB/BA

Back To Top