skip to Main Content
Área do Associado

Durante o evento, a entidade apresentará a plataforma de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO).

 

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) participará do I Congresso Nordeste de Transplantes, evento que ocorrerá de 05 a 07 de junho no auditório do Hotel Quality, em Salvador. Durante o Congresso, a entidade apresentará a plataforma de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). A data específica para a apresentação é dia 06 de junho, onde também será disponibilizado um terminal com orientações sobre como realizar a declaração de vontade, das 08h às 17h.

A Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) foi desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF) e é regulamentada pelo Provimento no 164/2024 da Corregedoria Nacional de Justiça. Para solicitar a AEDO, basta acessar o site www.aedo.org.br, e os dados ficarão registrados na Central Nacional de Doadores de Órgãos.

“A participação do CNB/BA no I Congresso Nordeste de Transplantes é de extrema importância, pois visa não só divulgar a plataforma de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, mas também conscientizar e incentivar as pessoas a se tornarem doadoras, contribuindo assim para salvar vidas e reduzir as filas de espera por transplantes”, afirmou o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia, Giovani Gianellini. “É crucial que a população esteja ciente da importância da doação de órgãos e que se sinta encorajada a manifestar sua vontade de contribuir para essa causa nobre e solidária. Doar um órgão é um gesto anônimo de amor”, completa.

Para o Presidente do Congresso e Coordenador do Sistema Estadual de Transplantes do Estado da Bahia, Eraldo Salustiano de Moura, a parceria com o CNB/BA é importantíssima para divulgação da ferramenta de autorização. “O evento contará com a presença de todas as coordenações de transplantes da região nordeste, proporcionando um momento ímpar para a promoção da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), com a conexão efetiva entre os nove Estados da Região. Agradeço antecipadamente ao Colégio Notarial do Brasil, por meio do Dr. Giovani Gianellini, e tenho certeza de que este evento promete ser altamente promissor para a disseminação dessa ferramenta que certamente impulsionará o número de doadores no Nordeste e em todo o Brasil”, afirmou.

PARCERIA

A parceria entre o CNB/BA e a Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes tem como objetivo principal promover e divulgar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos para os profissionais de saúde da Região Nordeste. Lançada em 02 de abril de 2024, a plataforma tornou mais simples o processo de se tornar um doador no Brasil.

Qualquer indivíduo que deseje doar seus órgãos pode formalizar essa vontade por meio de um documento oficial, elaborado digitalmente em um dos 8.344 cartórios de notas presentes em todo o país. A AEDO é um meio acessível, gratuito e seguro para que as pessoas manifestem a sua vontade de ser doadoras e, com isso, contribuam para salvar vidas.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), mais de 3 mil pessoas aguardam na fila por algum tipo de transplante. A Bahia ocupa a quinta posição entre as unidades da federação com as maiores filas, de acordo com informações do Ministério da Saúde obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação. O Estado fica atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná em relação à demanda por transplantes.

 

Luana Lopes – Assessoria de Imprensa do CNB/BA

Back To Top