skip to Main Content
Área do Associado

Um dos cartórios mais antigos da Bahia está em Praia do Forte e soma mais de cem anos de serviços prestados à sociedade. São, precisamente, 114 anos, que foram comemorados recentemente em um evento que contou com a presença de representantes do poder público, como o prefeito de Mata de São João, João Gualberto, e o desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, além de cidadãos da região de Praia do Forte.

Todos foram cumprimentar Marcia Rosalia Schwarzer, tabeliã e registradora que desde 2017 conduz o cartório, aplicando no dia a dia seus mais de 30 anos de experiência à frente de negócios da mesma natureza no Rio Grande do Sul e São Paulo, além do conhecimento acadêmico. Ela é mestra em Direito Notarial, Registral e Imobiliário pela Universidade Notarial da Argentina e doutoranda pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal. 

“Ser tabeliã de Notas não é uma profissão, é uma opção de vida. Ser tabeliã de Notas é receber o seu cliente, escutá-lo e compor situações jurídicas que vão ajudá-lo muito mais do que ele pretendia”, define Marcia. Desde que assumiu o Cartório de Praia do Forte, ela implementou algumas mudanças, como, por exemplo, trazer novos delegatários concursados, promovendo a melhoria na prestação de serviços extrajudiciais.  

Relação de confiança 
Muitas histórias já passaram pelo Cartório Praia do Forte desde que foi aberto em 1908, o tornando um lugar que guarda o passado, registra o presente e preserva o futuro da região. “Quando eu assumi o cartório e conheci a comunidade da Praia do Forte, vi quanta demanda havia por parte das pessoas. Meu desafio era fazer com que acreditassem na minha capacidade, naquilo que tenho a oferecer com mais de 30 anos de atividade”, diz Marcia.  

“Eu desafiei essa comunidade, esses investidores, esses empresários a confiar neste cartório e saber que aqui tem uma profissional que montou uma equipe qualificada que consegue atendê-los”, completa. 


Localizado na Vila de Praia do Forte, o cartório tem uma estrutura ampla e confortável, uma equipe comprometida com a excelência, com colaboradores fluentes em inglês, espanhol e alemão, o que facilita a segurança dos atos jurídicos praticados no cartório. Seu ambiente é atualizado com as novas tecnologias no que diz respeito a atendimento ao público, permitindo inclusive consultas online.  

Em suas instalações há ainda uma sala para a realização de casamentos e um espaço multiuso destinado a advogados que militam no extrajudicial e, também, corretores de imóveis que precisam se reunir com os seus clientes para assessoramento técnico e jurídico. 

Tanta dedicação resultou em conquista significativas. Desde que Márcia assumiu o cartório de Praia do Forte, já recebeu vários prêmios de associação de classe, como os títulos de Responsabilidade Social, Responsabilidade Institucional e Mérito Notarial. 
 
Serviços

O cartório de Praia do Forte se subdivide em duas amplas competências do extrajudicial: O Tabelionato de Notas é responsável por elaborar e lavrar escrituras públicas de compra e venda, de permuta, de incorporação imobiliária, de alienação fiduciária, escrituras de divórcio, inventário, testamento público, atas notariais, procuração, reconhecimento de firmas, autenticação de documentos. Atos são executados de forma presencial, mas, também, de forma virtual através da plataforma virtual do e-Notariado. 

Já quando o assunto é Registro Civil das Pessoas Naturais, o Cartório de Praia do Forte faz registro de nascimentos, casamentos, óbitos, processos de habilitação de casamento e expedições de certidões dos registros contidos no acervo e que estão integrados com todos os cartórios do país através da Plataforma Nacional do Registro Civil do Brasil. 

Tudo isso feito de forma transparente. “Por aqui adotamos a ética como linha condutora da nossa atividade jurídica. Estamos completamente adequados à Nova Lei Geral de Proteção de Dados, o que só reforça o cuidado com as informações de nossos clientes”, destaca Marcia. 

Fonte: Alô Alô Bahia

Back To Top