Área do Associado

A reunião ocorreu de forma online e contou com a participação de 27 tabeliães

Neste sábado (02/07), o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) realizou a Assembleia Geral Extraordinária de forma online, pela plataforma Google Meet. A reunião teve início às 10h34, em segunda convocação, conforme previsto no edital, com a participação de 27 tabeliães, e foi presidida por Giovani Gianellini, presidente do CNB/BA.

Além dos tabeliães, também participaram da Assembleia os advogados Daniel Bragagnollo, Cristiane Oliveira e Caio Bartine, que responderam dúvidas, questionamentos e esclareceram assuntos jurídicos pertinentes aos Tabelionatos de Notas da Bahia

O presidente do CNB/BA, Giovani Gianellini, apresentou aos tabeliães gráficos e tabelas sobre os cartórios deficitários do Brasil, sendo 887 somente no estado da Bahia. Também falou sobre o alto índice de percentuais de repasses que os cartórios baianos vêm enfrentando, tendo um total de 51,70%.

Sobre este assunto, a advogada Cristiane Oliveira está auxiliando o CNB/BA para que medidas possam ser tomadas. Segundo Gianellini, “é preciso fazer um estudo bem completo e detalhado sobre a tabela do estado da Bahia”. Cristiane Oliveira disse que está grata por estar prestando esse trabalho para o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA), pois sabe que os “notários baianos não estão sendo devidamente remunerados”.

Giovani também abordou sobre a proposta de alteração no Estatuto Social, e propôs a cláusula de barreira para que um associado ao CNB/BA possa se candidatar a algum cargo. A proposta foi colocada em votação tendo como vencida, por maioria, a barreira de 12 meses (ou seja, o período mínimo como associado ao CNB para que a pessoa se candidate a algum cargo), com 16 votos.

Durante a Assembleia, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia apresentou sua próxima ação: as Olimpíadas do Notariado Baiano, um concurso para premiar artigos acadêmicos. “Essa ação seria para ocorrer ainda este ano, mas provavelmente ficará para 2023, tendo em vista que ainda temos muitos assuntos pertinentes para resolvermos”, completou o presidente do CNB/BA.

Os tabeliães presentes tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões sobre os assuntos expostos, e que foram bem recebidos pelo presidente do CNB/BA. Às 13h40, Giovani Gianellini agradeceu todos os presentes e deu por encerrada a assembleia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNB/BA