skip to Main Content
Área do Associado

Elementos holográficos, papel filigranado e rastreabilidade dificultam a falsificação dos documentos e garantem a segurança do serviço notarial baiano

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) lançou nesta quinta-feira (10), a nova versão do seu traslado – papel de segurança utilizado pelos tabeliães de notas da Bahia. Os elementos de segurança disponíveis nos documentos emitidos pelos cartórios de notas passam a ter o que há de mais moderno em soluções gráficas no Brasil e no mundo. A novidade é exclusiva da Bahia e possui detalhes que representam o estado de forma histórica e cultural.

O projeto, desenvolvido durante o período de mais de um ano, reúne características da fauna, flora, geografia e as grandes personalidades que a Bahia formou ao longo da sua história. Todas as representações, inclusive da herança e contribuição afro-brasileira, indígena e cultural da Bahia são utilizadas como elementos de semiótica e segurança documental. O material conta com selos holográficos, nano textos, efeito guilloche, impressões detectáveis apenas sob luz negra, marcas d’água, código de barras e um padrão alfanumérico serial único.

O presidente do CNB/BA, Giovani Gianellini, ressalta que o momento é histórico e representa uma grande conquista ao notariado local, regional e nacional. “Os documentos serão emitidos com altíssimo nível de qualidade. O traslado possui itens que são importados, como o brasão holográfico da República Federativa do Brasil, que tem origem alemã. O papel utilizado é filigranado, tipo moeda, com fornecedor certificado a um único distribuidor com as características desenvolvidas. Além disso, a sua rastreabilidade é plena, pois cada um dos documentos impressos possui um padrão serial alfanumérico que o individualiza”.

Segundo Gianellini, o traslado proporciona tranquilidade e segurança aos usuários devido à autenticidade. “Os itens de segurança são praticamente irreproduzíveis. Nenhuma Seccional do País se preocupou tanto com o nível de detalhes, que além de conferir a fundamental identidade ao Notariado local, proporciona mais segurança pela sua homogeneidade. Temos orgulho deste lançamento e as tabeliãs e os tabeliães têm mais um recurso que mostra o compromisso com a sociedade e a seriedade na prestação nos nossos serviços”.

O designer gráfico responsável pela criação, Igor Barbosa, conta que participar deste projeto foi uma experiência esplêndida. “Criamos algo que representa a Bahia juridicamente e culturalmente. Cada detalhe, desenho, cores e ângulos foram planejados com precisão e tem uma história. O mais interessante é que, além do nível de segurança proporcionado pelos cartórios a partir do traslado ser excelente, nós conseguimos harmonizar cultura, beleza, leis e segurança”.

O desenhista profissional ressalta que os conhecimentos artísticos foram fundamentais para desenvolver este projeto. Para Barbosa, as pessoas terão, em mãos, além de um documento extrajudicial, uma obra de arte.

Fonte: Assessoria de imprensa CNB/BA

Back To Top