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A 3ª Vara de Violência Doméstica de Salvador a partir de agora conta com um serviço de Teleatendimento do Serviço Social para orientações sociais e encaminhamento de providências para a Rede de Atendimento. O canal está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h por meio do telefone: (71) 3366-3604.

A orientação das autoridades sanitárias que determina o isolamento social como medida de proteção para prevenção da Covid-19, elevou os índices de violência doméstica e familiar contra a mulher, “o objetivo é oferecer mais um canal de comunicação para apoiar as mulheres”, destaca Lunélcia Almeida, assistente social da 3º Vara de Violência Doméstica, e quem realizará os atendimentos.

O confinamento no ambiente doméstico potencializa o acirramento do “ciclo da violência” evidenciando fases pacíficas sem conflitos e fases agressivas. Esse agravamento ocorre devido ao estresse, acúmulo de tarefas domésticas, abuso do uso de álcool e outras drogas, questões econômicas e outras situações.

De acordo com Edleusa Oliveira Santos, diretora de Secretaria da unidade, quem ganha com esse canal são as mulheres vítimas de violência doméstica. “Tendo em vista que na situação de isolamento que está vivenciando, consequentemente, por não ter a oportunidade de atendimento presencial, não se sentirá abandonada, mas, sim, acolhida e certa de que estaremos sempre à disposição para, não só prestar atendimento para tratar de questões inerentes ao processo que tramita na unidade judiciária, mas, também, orientá-la no sentido de que reconheça a rede de apoio como aliada para sua proteção no período de isolamento social, garantindo que seus direitos não sejam violados”.

Edleusa foi a idealizadora da ideia do Teleatendimento, e logo recebeu o apoio da Juíza Titular da 3ª Vara, Janet Fadut.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

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