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No Giro pelas Serventias desta semana, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) divulga entrevista com Cláudio Rodrigues Costa, titular do Tabelionato de Notas e Protestos de Dom Macedo Costa.

Costa conta que assumiu o cartório do município de Dom Macedo Costa, comarca de Santo Antônio de Jesus, em 16 de março de 2017 e, desde então, busca implantar melhorias nos serviços oferecidos à população.

“Desde que assumimos a serventia procuramos acompanhar as novas tecnologias, como por exemplo, a emissão das certidões de pessoas naturais registradas em todo o Brasil, disponibilizada pela Central de Registro Civil (CRC), e o e-notariado que possibilita emissão de atos notariais com assinatura digital, disponibilizado pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF)”, destaca.

Para que se mantenha informado, o tabelião busca atualização a respeito das inovações e perspectivas da atividade notarial e registral, destacando que “participa anualmente dos principais congressos, simpósios e fóruns sediados pelo país”.

Atualmente, o objetivo do cartório é adquirir tecnologias que o mantenham na adequação de segurança, integridade e disponibilidade de dados, além da atualização dos índices e digitalização de todos os livros da área registral e notarial.

“Na especialidade notarial, obtivemos um sistema cartorário para os atos notariais (sistema fast), com a utilização do novo selo digital por meio de QR-Code, imagem fotográfica e leitura biométrica para os atos de reconhecimento de firma e autenticação de documentos. Com essas tecnologias, proporcionamos maior segurança jurídica desses atos e contribuímos com a Central Nacional de Serviços Compartilhados (Censec)”, explica o tabelião.

A equipe da serventia é composta por três profissionais, sendo um titular, uma escrevente substituta e uma escrevente autorizada. A capacitação e atualização são feitas por meio de acompanhamento e discussões das leis e demais normas editadas pelos órgãos de fiscalização e publicadas no diário da justiça eletrônico do Tribunal de Justiça da Bahia.

“Nossa gestão é pautada na eficiência, de forma que o usuário seja atendido com máxima celeridade e cordialidade, assegurada a segurança jurídica dos atos cartorários”, finaliza o tabelião.

Fonte: Assessoria de imprensa

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