O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), unidade vinculada à Assessoria Especial da Presidência II – Assuntos Institucionais (AEP II), em parceria com a Vara de Jurisdição Plena da Comarca de Iaçu, promoveu mais um mutirão para a coleta de material genético.
No período de 8 a 10 de julho, foram realizados 13 exames de DNA, entre os quais oito oriundos de Processos Judiciais em curso na Comarca. A iniciativa contou com a participação do Juiz Matheus Martins Moutinho.
De acordo com a Vara de Jurisdição Plena de Iaçu, a equipe tem envidado esforços para informar, orientar e acolher àqueles que, de alguma forma, desejem participar do Pai Presente, possibilitando não só a averiguação da paternidade, mas o estreitamento de laços familiares. Além disso, conforme relata aDiretora de Secretaria, Gessilene Araújo Sampaio Neves, bons resultados estão sendo obtidos, inclusive, em relação às situações de reconciliação.
O Projeto – O Pai Presente consiste em um projeto de reconhecimento de paternidade do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). É direcionado aos pais que desejem realizar o reconhecimento espontâneo tardio da paternidade após o registro da criança apenas pela mãe, ou aos responsáveis que tiverem dúvida quanto à paternidade e queiram realizar exame de DNA para confirmar.
As famílias interessadas em participar devem entrar em contato por meio dos telefones (71) 3372-5167–0800 284 2252, pelo número de whatsapp (71) 98167-4922 ou ainda pelo e-mail:paipresente@tjba.jus.br.
Fonte: TJ/BA