skip to Main Content
Área do Associado

Tabeliã destaca as mudanças realizadas desde que assumiu a serventia, além dos planos de comunicação para informar a população

No Giro Pelas Serventias desta semana, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) divulga entrevista com a titular do 7º Tabelionato de Notas de Salvador, Vivian Pereira Lima, que assumiu a serventia no dia 10 de abril de 2017.

Ao CNB/BA, a tabeliã mencionou quais foram as suas principais prioridades para tornar o cartório mais acessível e informatizado.

“Logo no início da delegação percebi que nenhum sistema específico de cartório que atuava na Bahia atendia às minhas necessidades. De forma pioneira, fiz parceria com a empresa que eu utilizava na minha serventia extrajudicial em São Paulo, adaptando as peculiaridades baianas”, destacou.

Entre outras mudanças feitas pela notária, está o cuidado com a acessibilidade, sendo que a estrutura física do cartório foi adequada para a possibilidade de acesso a cadeirantes, possuindo rampas, banheiros acessíveis e balcão rebaixado.

Outro desafio importante foi a digitalização de todo o acervo que, segundo Lima, não tinha sequer um ato digitalizado.

Antes de assumir o 7º Tabelionato de Notas de Salvador, a tabeliã participou de um curso de gestão de pessoas pelo Sebrae, no qual adquiriu conhecimento e vem buscando implantá-lo em sua serventia.

“Já foi possível elaborar um plano de carreira, mas ainda há o desejo de criar metas e avaliações de desempenho”, ressaltou. Nessa questão, a tabeliã destacou ainda que já foi possível fornecer curso de pós-graduação na área notarial e registral para dois funcionários, que atenderam a expectativa e demonstram interesse na área.

Para atender todas as demandas da serventia, a equipe é formada pela tabeliã, um substituto, um auxiliar, oito escreventes e um estagiário e o treinamento dos funcionários fica a cargo dos coordenadores de cada setor.

Segundo a tabeliã, os coordenadores estão sempre atualizados. “Faço treinamento específicos para eles de tempos em tempos sobre determinado assunto ou novidade legislativa”, afirmou.

Outra iniciativa inovadora foi a criação de uma área destinada a um jardim vertical, feito com paletes. Nessa área, alguns clientes aguardam para falar pessoalmente com a tabeliã, tirar dúvidas e elogiar o trabalho.

“Foi um trabalho por mim idealizado, executado em colaboração com o tabelião substituto e, recentemente, concluído com muito carinho”, disse. “Acredito que seja a área mais fotografada do cartório. E olha que temos quadros lindos pintados à mão pelas colaboradoras Maria Regina Loyola e Lucienne Lago”, comentou.

Sobre as ações que desenvolve na serventia, a tabeliã ainda destacou que contribui com a doação de papel reciclado para a Associação Gatil Irmã Francisca, situada na região da Barroquinha, próxima ao cartório.

Para o futuro, com o intuito de informar e trazer a população para mais perto dos cartórios, a tabeliã quer criar um canal no YouTube com curiosidades, produzindo conteúdos mais fáceis e menos jurídicos.

Fonte: CNB/BA

Back To Top