skip to Main Content
Área do Associado

Valdemir de Sena Carneiro explicou todos os detalhes do procedimento de divórcio e inventário em cartórios

O vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) e titular do 2º Tabelião de Notas de Feira de Santana, Valdemir de Sena Carneiro, ministrou a palestra “Inventário e Divórcio Extrajudicial”, realizada na última quarta-feira (24.10), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade de Feira de Santana (BA).

Com a presença de 300 pessoas, entre estudantes e advogados, Carneiro discorreu acerca da Lei 11.441, de 4 de janeiro de 2017, que permitiu a realização de inventário, partilha, separação e divórcio consensual por via administrativa, isto é, em Cartório de Notas.

Entre os temas explanados, estão aqueles que envolvem a assistência do advogado nos atos notariais; como se dá o requerimento inicial em forma de simples petição com os requisitos necessários à lavratura dos atos notariais; quais são os requisitos necessários para lavratura de divórcio e inventário extrajudiciais e, por fim, a importância dos serviços extrajudiciais para o advogado.

Segundo o vice-presidente do CNB/BA, a realização desse tipo de evento é importante para o fortalecimento da classe perante ao Poder Público no Estado, além da divulgação e crescimento da atividade notarial baiana.

“É válido todo esforço no sentido de mostrar à sociedade brasileira, em especial à comunidade jurídica, a importância da atividade Notarial e Registral na construção da paz social”, destacou.

O evento, organizado pelo Conselho Consultivo da Jovem Advocacia de Feira de Santana (CCJA), em parceria com a OAB Subseção Feira de Santana, também contou com a palestra “Como ganhar dinheiro com Consultoria Jurídica”, da registradora civil e tabeliã Gabriela Pereira, e “O advogado na medição extrajudicial”, da advogada e coach Mônica Mattos.

Sobre os palestrantes:

Valdemir de Sena Cordeiro – Titular do 2º Tabelionato de Notas de Feira de Santana (BA); bacharel em Direito pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT), professor da disciplina Direito Notarial e Registral na FAT; historiador pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pós-graduado em Direito Notarial e Registral pela Unisul (SC), doutorando em Direito pela Universidade Nacional Mar del Plata (UNMDP), na Argentina. 

Gabriel Pereira – Registradora civil e tabeliã; pós-graduada em Direito Imobiliário pela Universidade do Salvador (UNIFACS); pós-graduanda em Direito Notarial e Registral; mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social (UCSAL); professora de graduação e pós-graduação; colunista jurídica de rádio e TV; palestrante e responsável pelas redes sociais @seujuridicoimobiliario

Mônica Mattos – Advogada e coach. Especialista em Direito Empresarial pela UFBA; MBA em Gestão de Negócios; membro da Comissão de Mediação da OAB/BA; mediadora judicial inscrita no cadastro nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores, certificado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); mediadora extrajudicial e judicial: CEJUSC-TJ/BA; mediadora extrajudicial integrante da CBMAE.

Fonte: CNB/BA

Back To Top