skip to Main Content
Área do Associado

Nesta segunda-feira (21), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove o encerramento da Ciranda Cejusc, com a realização de mutirão do Pai Presente. Estão agendadas quase 100 audiências para reconhecimento de paternidade.

Em paralelo ao mutirão, o projeto Ciranda Cejusc realiza atividades lúdicas voltadas para o público infantil que comparecer às unidades dos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc´s), localizadas no Fórum das Famílias, no bairro de Nazaré, em Salvador, acompanhando os pais ou responsáveis nas audiências.

Haverá a distribuição de brinquedos, pipoca, algodão-doce e picolé; oferta de serviços de odontologia; contação de história; e pintura facial. As atividades lúdicas da Ciranda Cejusc´s acontecem no Fórum das Famílias desde o dia 14, em homenagem ao Dia das Crianças, celebrado em 12/10.

A intenção é tornar o dia de audiências mais leve para os pequenos que acompanham os pais. Nos processos familiares, quando existe a separação entre os genitores, que vai de um divórcio até uma fixação de alimentos, o filho acaba sendo vítima e sofrendo junto todo o processo, daí a importância da construção de ações humanizadas pelo Judiciário, voltada para o bem-estar da criança.

A ação social é uma realização da Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II), coordenada pela Juíza Rita Ramos, por meio do Núcleo Permanente de Solução Consensual de Conflitos (Nupemec). Os Cejusc´s são vinculados ao Nupemec e tanto as unidades de Conciliação, Mediação e Pai Presente, em atuação no Fórum das Famílias, participam da Ciranda.

Consiste em uma iniciativa da Magistrada Newcy Mary da Paixão Cunha, Coordenadora do Cejusc Mediação de Família. A Diretoria de Assistência à Saúde do TJBA, por meio do Centro Odontológico (C-Dont), a Assessoria de Ação Social do Tribunal e a Peritos Lab, parceira na realização de exames de DNA do Projeto Pai Presente, apoiam o evento. Participam da equipe do Cejusc: servidores, colaboradores e estagiários.

As atividades são realizadas no horário das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

Fonte: TJ/BA

Back To Top