skip to Main Content
Área do Associado

Com o tema “Belas histórias de Adoção”, acontece o 1º Painel: Adoção Infantojuvenil, comemorativo do Dia Nacional de Adoção – 2019, na quinta-feira (23), às 9h, no auditório da Unime, em Lauro de Freitas.  O evento é organizado pela Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) do Tribunal de Justiça da Bahia, Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Lauro de Freitas e pela Instituição de ensino superior – Unime, de Lauro de Freitas.

O painel encerra a Campanha da CCI “Adote – Encontro de Corações”, que promove ações de reflexão e debates nas Comarcas de Mucuri, Prado, Itamaraju, Porto Seguro e Lauro de Freitas, neste mês de maio. A intenção é deixar mais próxima a relação entre famílias, crianças e adolescentes em condições de serem adotados.

A adoção é regulamentada pelo Código Civil e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina a priorização das necessidades, interesses e direitos da criança ou adolescente. A Lei reforça aquilo que é o maior desejo de quem está nas entidades de acolhimento, ser especial na vida de alguém.

Para o Desembargador Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior, é importante efetivar as adoções necessárias – em geral, de crianças mais velhas e grupos de irmãos – em lugar de esperar por anos que uma criança idealizada seja incluída no cadastro de adoções.

Dentro da programação em Lauro de Freitas, haverá o depoimento da mãe Etani Souza, de Sergipe, sobre a sua experiência com 47 adoções. Também contará com a participação do Desembargador Salomão Resedá, do Juiz de Assessor Especial da CCI, Arnaldo José Lemos de Souza, e de representantes da comunidade local ligados à temática.

Também estão programados depoimentos com histórias marcantes sobre adoção, para incentivar e possibilitar maior articulação com os pretendentes, permitindo que se alcance o objetivo de cada vez mais crianças e adolescentes encontrarem uma verdadeira família.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas acessando o site: www.tjba.jus.br/adote

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE LAURO DE FREITAS E PARTICIPE!
1º Painel “Adoção Infantojuvenil”, com o tema “Belas histórias de adoção” na Faculdade Unime (Av. Luis Tarquínio Pontes, 600, Centro, Lauro de Freitas – BA)

09h às 9h30 – Recepção dos participantes
09h30 – Abertura oficial do evento
09h40 – Depoimento da Sra. Etani Souza, matriarca da Família Souza, sobre a experiência de 47 adoções
10h – Painel: Adoção Infantojuvenil – “Belas Histórias para incentivar Adoção”.
Momento 1 – Exibição de vídeos curtos com depoimentos de famosos e anônimos que adotaram
Momento 2 – Participantes contando histórias sobre adoções vivenciadas, principalmente as mais marcantes para cada um
Momento 3 – Depoimento de duas duplas de adotantes e adotados
Momento 4 – Entrega de placa de homenagem para a Sra. Etani Souza, representando todos os adotantes
11h30 – Encerramento

PARTICIPANTES:
Desembargador Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior do TJBA Dr. Arnaldo José Lemos de Souza, Juiz Assessor Especial da Corregedoria das Comarcas do Interior TJBA
Drª. Lisla Fátima Messias Arantes Vassoler, Coordenadora do Curso de Direito – UNIME. Representantes da Comunidade local
Clique aqui e veja o Passo a Passo para adoção
Fonte: TJ/BA

Back To Top