skip to Main Content
Área do Associado

Em homenagem ao Dia Nacional de Adoção, comemorado em 25 de maio, o Tribunal de Justiça da Bahia, por meio da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), lança a campanha “Adote – Encontro de Corações”. A ação será marcada por uma série de atividades educativas, para esclarecer sobre a temática e reforçar a importância de adotar crianças fora do perfil idealizado pela maioria dos habilitados para adoção.

A CCI, em parceria com as comarcas, realiza as ações a partir do dia 20 de maio (segunda-feira), em Mucuri, Itamaraju, Prado, Porto Seguro e Lauro de Freitas.

“Nosso intuito é sensibilizar, informar e conscientizar a população, pois muitas pessoas consideram a ideia da adoção, mas não sabem como proceder, enquanto outras não têm condições de adotar, mas poderiam contribuir para melhorar a vida de muitas crianças”, destaca o Desembargador Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior.

O Brasil tem aproximadamente cinco mil crianças à espera de uma nova família e cerca de 43 mil pessoas interessadas em adotar, segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, mas a incompatibilidade entre o perfil desejado pelos pretendentes e a realidade das crianças e adolescentes cadastrados, além da morosidade dos processos, são obstáculos encontrados para a formação das novas famílias.

Na Bahia, os números não diferem, em proporção, aos do Brasil. São 120 crianças e adolescentes aptos à adoção e 1.413 pretendentes para adotar (dados de abril de 2019). Mas, mesmo assim, crianças e adolescentes continuam nas instituições de acolhimento, em razão de serem crianças crescidas ou já adolescentes, além de afrodescendentes ou pertencentes a minorias étnicas; com deficiências; necessidades específicas de saúde ou integram grupos de irmãos, entre outros motivos. Perfil que não condiz com as preferências da maioria dos habilitados para adotar.

O Dia Nacional da Adoção, instituído pela Lei 10.447, de 9 de maio de 2002, mobiliza diversos órgãos em campanhas de conscientização da população sobre a realidade das crianças e dos adolescentes que vivem ou que são assistidas em instituições de acolhimento.

História de 47 adoções –As ações de discussão que serão promovidos nas Comarcas de Mucuri, Itamaraju, Prado, Porto Seguro e Lauro de Freitas contarão com a participação de Etani Souza, residente no Estado de Sergipe. Ela vai compartilhar sua experiência de nada menos do que 47 adoções, em história de vida que já foi atração do programa especial de fim de ano Caldeirão do Huck, exibido pela Rede Globo. Oportunidade em que a grande família, moradora da região da Grande Aracaju, teve a casa reestruturada e ganhou R$ 40 mil, além da reforma de um veículo kombi.

“Quando eu era criança o meu sonho era casar, ter filhos e também criar os filhos dos outros. E foi aí que me enganei. Eles não são dos outros, são

meus filhos. Eu só não pari, mas são meus”, afirma Etani. Seu primeiro filho adotivo surgiu em 1991, quando menos esperava: “Eu estava fazendo as compras no mercadinho quando a moça do caixa perguntou se eu queria um menino para criar. Eu disse: “claro”. Até esqueci de consultar meu marido e filhos. No dia seguinte, eu já estava com o recém-nascido”, conta.

“Seis meses depois de ganhar Saulo, chegou Bárbara. No mês seguinte foi Luiz e logo em seguida vieram os gêmeos e assim as crianças foram chegando até dois anos atrás”, explica Etani. Em uma dessas vezes, ela adotou sete irmãos vindos de uma mesma família.

Os eventos do Dia Nacional da Adoção contarão, também, com a participação do Desembargador Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior; do Juiz Assessor Especial da Corregedoria, Arnaldo José Lemos de Souza; dos Juízes de Direito com atuação na área da Infância e Juventude, Tarcísia Oliveira Fonseca, Leonardo Santos Vieira Coelho, Lívia de Oliveira, Rogério Barbosa de Sousa e Silva e Jeine Vieira Guimarães, além de representantes das comunidades de Mucuri, Itamaraju, Prado, Porto Seguro e Lauro de Freitas.

SERVIÇO:

O QUÊ: Ações da Campanha “Adote – Encontro de Corações”, em comemoração ao Dia Nacional da Adoção

QUANDO: 20 a 23/05/2019 (segunda a quinta-feira)

ONDE: Mucuri, Itamaraju, Prado, Porto Seguro e Lauro de Freitas

20/05: 1º Fórum Municipal de Adoção do Município de Mucuri, às 13h, com o tema “Adoção legal, um ato de amor”

21/05: Roda de Conversa na Comarca de Prado, às 14h, com o tema “Adoção: da espera ao encontro”

21/05: Mesa-redonda na Comarca de Itamaraju, às 19h30

22/05: Curso de Habilitação para Adoção, em Porto Seguro, às 13h30

23/05: Painel: Adoção Infantojuvenil, na Comarca de Lauro de Freitas,às 9h, com o tema: “Belas histórias para incentivar a adoção”

Fonte: TJ/BA

Back To Top