skip to Main Content
Área do Associado

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Bahia (IEPTB-BA) vem realizando um ávido trabalho de treinamento com sua equipe do Projeto de Expansão dos Serviços da CRA no Estado da Bahia representada por Anderson Machado, gerente de negócios IEPTB-BA. Nas últimas semanas o IEPTB-BA tem desempenhando tratativas e incisivos cursos de capacitação visando qualificar e dar celeridade as visitações técnicas às serventias de protesto estatizadas.

No intuito de executar um trabalho eficiente, o qual abordará trabalhos remotos e in loco para comodidade dos seus associados, o instituto preza pela padronização do protesto extrajudicial e eficiência dos serviços da Central de Remessas de Arquivos da Bahia (CRA-BA).

Durante as práticas, a execução das atividades e aprendizado tem direcionado um atendimento resolutivo para ofertar aos novos delegatários, padrões de rotinas cartorárias e tramitação dos títulos eletrônicos, pontos estratégicos e importantes no âmbito dos serviços atribuídos para serventias no Estado.

O Projeto de Expansão dos Serviços da CRA, aliado a prática de visitas técnicas vem minimizando as dificuldades apresentadas pelas comarcas; visando o marco no atendimento e distribuição dos títulos eletrônicos na Bahia, objetivado pelo alcance de 100% dos serviços da CRA nos municípios baianos, representando um passo importante no âmbito do protesto extrajudicial no Estado.

 A equipe através de ligações prévias e questionários visa compreender as dificuldades encontradas pelos tabeliães a partir do momento de assunção dos cartórios. Tais informações colhidas nortearão os estudos e tomadas de decisões, os quais possibilitarão o instituto ao assessorar na consultoria adequada aos novos delegatários.

O projeto expansão segue com as competências designadas e direcionamento afinco junto aos novos delegatários, a fim de assegurar e efetivar a integração com as comarcas. O objetivo está relacionado a pendências bancárias, início de exercício, desbloqueio de praça, acompanhamento de sistemas e ao término do treinamento in loco e remoto de todas as novas serventias.

A execução do Projeto de Expansão dos Serviços da Central de Remessas de Arquivos na Bahia, de forma coesa irá trabalhar pela almejada padronização. O respectivo serviço garante a recepção centralizada e eletrônica dos títulos, a comunicação entre Apresentante e Tabelionatos através da realização de apontamentos, desistências, cancelamentos, entrega de instrumentos de protesto, repasse de pagamento de protesto e o gerenciamento do banco de dados de Protesto de Títulos.

O fomento ao Protesto de Títulos por vias e convênios, projeto esse, desenvolvido pelo IEPTB-BA, visa alcançar através da CRA todas as 154 novas comarcas baianas de forma segura, célere e eficiente.

Fonte: IEPTB-BA

Back To Top