skip to Main Content
Área do Associado

Em 4 de abril deste ano, Leonardo Dalto Romero inaugurou o Tabelionato de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Nova Canaã e transformou a vida da população local. Antes da instalação, o serviço notarial era prestado pelo Registro Civil das Pessoas Naturais; e os de protesto de títulos e outros documentos de dívida eram oferecidos na cidade vizinha – Iguaí.

Em entrevista para o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA), o tabelião contou as mudanças realizadas na serventia e como iniciou sua carreira.

Após ser aprovado no 1º Concurso Público para a Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado da Bahia, o notário, nascido em Campinas, interior do Estado de São Paulo, deu início aos projetos.

Segundo o tabelião, as mudanças da serventia ocorreram tanto na estrutura física do local quanto no serviço oferecido para a população. “Atualmente, o Cartório encontra-se totalmente informatizado, garantindo assim maior celeridade e segurança para a prática dos atos notariais”. Ele pretende, ainda, colocar à disposição serviços de comunicação de venda de veículos ao Detran e o apostilamento de documentos, em 2018.

Romero destacou, ainda, que investe na capacitação de sua equipe por meio de instrução presencial diária, cursos, palestras e aulas, a maioria delas online.

Outro ponto em destaque é a realização da Conciliação e Mediação extrajudicial, autorizada em 2016, pela Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio do Provimento Conjunto nº CGJ/CCI- 02/2016.
Entretanto, neste ano, foi editado um novo provimento para que os delegatários se abstenham de praticar a conciliação e a mediação extrajudiciais até posterior regulamentação da matéria pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Desta forma, tão logo tal matéria seja regulamentada em âmbito nacional, este Cartório passará a oferecer mais esse serviço aos seus usuários”, ressaltou o tabelião.

Ao avaliar o serviço oferecido á população, ele garantiu que o Cartório se esforça para oferecer o melhor. “Temos como parâmetro prestar um serviço de excelência a todos indistintamente e sermos referência naquilo em que fazemos. Todos àqueles que nos procuram diariamente, isso eu garanto, se necessitarem de algum serviço disponibilizado pelo Cartório, serão prontamente atendidos e caso seja algo afeto a outro serviço público serão devidamente encaminhados”, concluiu.

Back To Top