GIRO PELAS SERVENTIAS: TABELIONATO DE NOTAS COM FUNÇÃO DE PROTESTO DE TÍTULOS DE SÃO DESIDÉRIO

A tabeliã quer se adequar às novas tecnologias para proporcionar maior comodidade e agilidade na prática dos atos

No Giro pelas Serventias desta semana, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) apresenta a entrevista com a titular do Tabelionato de Notas com Função de Protesto de Títulos de São Desidério, Barbara Tailise Schwiderke, que assumiu o cartório no dia 17 de fevereiro de 2017.

Após participação no XXIV Congresso do CNB, em agosto de 2019, a tabeliã explica que “a serventia está alinhada com as novas tecnologias”. “Cadastrada junto ao e-notariado, é possível para a serventia a emissão de certificados digitais. Buscamos também a integração com as novas tecnologias disponibilizadas pelo CNB, tais como o portal Escritura Simples e o notarchain”, destacou.

Atualmente o foco do cartório é a integração e adequação às novas tecnologias, explica Bárbara. “O objetivo é proporcionar um atendimento de excelência aos usuários, buscando proporcionar maior comodidade e agilidade na prática dos atos”.

A tabeliã informa que na serventia já foram implantados selos eletrônicos, com QR Code, além da integração a Central de Protesto Nacional, com base de dados atualizada dos últimos cinco anos. “Os selos eletrônicos dão mais segurança aos atos. Estamos realizando um trabalho de informatização dos índices, bem como a digitalização do acervo e lançamento de todos os atos na base de dados da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados”, afirma.

A equipe da serventia é composta por cinco pessoas, além de Bárbara. “Existe uma preocupação constante na atualização e qualificação da equipe. Em 2018, foi realizado um curso de documentoscopia e grafotecnia, visando a qualificação na análise dos documentos recebidos”. “Além disso, são realizados cursos à distância, nas áreas jurídicas pertinentes aos serviços prestados e de gestão e atendimento”, pontuou.

Durante o XXIV Congresso Notarial, que ocorreu na Praia do Forte – Bahia, a tabeliã lançou o livro “Tabelionato de Notas – Temas aprofundados”, como coautora. A serventia mantém páginas nas redes sociais para publicizar conteúdos de interesse da população. Além disso, Bárbara participa de palestras que se relacionem com o assunto.

 

Últimos posts

Comece a digitar e pressione Enter para buscar