skip to Main Content
Área do Associado

Em entrevista ao CNB/BA, Ada Guimarães Santos destacou quais são seus objetivos em relação ao Cartório, além de destacar o papel do tabelião na sociedade.

Ada Guimarães Santos assumiu o Tabelionato de Notas com Função de Protesto da Comarca de Morro do Chapéu-BA, em março de 2017, após a realização do 1º Concurso de Provas e Títulos realizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA). Um dos principais objetivos da tabeliã é melhorar continuamente os serviços oferecidos à população. Para ela, os atos devem ser praticados de forma célere e dinâmica, a fim de atender a população local da melhor forma possível.

Em entrevista para o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA), a tabeliã fez questão de destacar o verdadeiro papel do tabelião à sociedade. “O tabelião tem por objetivo garantir publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos, prevenindo o surgimento dos conflitos e desobstruindo o Poder Judiciário dos eventuais processos para solucioná-los”.

Para Ada Santos, a atuação do tabelião consiste na atuação conjunta com toda sociedade organizada, poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Militar, bem como a Ordem dos Advogados, representada por sua seccional.

Atualmente, a equipe é formada por dez colaboradores (cinco funcionários e cinco estagiários). Além disso, com a evolução tecnológica, a serventia vem investindo na informatização e digitalização de seus acervos e também na capacitação constante de seus colaboradores.

O Tabelionato de Notas com Função de Protesto de Morro do Chapéu/BA atende o município de Mulungu do Morro, além dos distritos e municípios: Camirim; Dias Coelho; Duas Barra do Morro; Tamboril; Ventutra; Cafarnaum; Mulungu do Morro; Canudos; Várzea do Cerco; Angelim e Icó.

Segundo a tabeliã, a serventia foi instalada em 26 de maio em 1837, e possui muitas escrituras históricas, como de compra e venda de escravos.

Back To Top