skip to Main Content
Área do Associado

Foi iniciado na manhã desta segunda-feira (15), o curso de Iniciação nas Atividades Registrais Imobiliárias, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, no Centro Administrativo em Salvador.

A solenidade de abertura contou com as presenças do corregedor geral da justiça, desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim; da corregedora das comarcas do interior, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; além do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcelo Martins Berthe, e do presidente e vice-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Sérgio Jacomino, Milton Barbosa da Silva, respectivamente. A juíza assessora da CGJ e coordenadora dos cartórios extrajudicias da capital, Andrea Paula Matos Rodrigues de Miranda, também compôs a mesa.

O evento, promovido em parceria entre a Corregedoria Geral da Justiça e o IRIB, tem como objetivo recepcionar os novos oficiais de registro de imóveis do estado da Bahia, e traz alguns procedimentos práticos sobre o funcionamento do registro de imóveis. Questões como etimologia, origem das atividades, sistemas de registro, regulamentação, obrigações, deveres e direitos, livro diário e livro de caixa, obrigações administrativas serão discutidos até amanhã. Temas mais atuais, como o futuro do registro de imóveis e o registro eletrônico também estão na pauta.

O corregedor geral da justiça, Osvaldo de Almeida Bomfim, falou sobre a importância dos novos serventuários do estado. “O Tribunal de Justiça da Bahia, conseguiu realizar e concluir estes concursos, dos quais os senhores participaram. Hoje em especial, temos a oportunidade de aprender mais um pouco dessa matéria registrada e imobiliária, que faz parte do nosso cotidiano. Desta forma, reconheço a importância de cada um de vocês. A população baiana, e o TJBA, espera dos senhores, empenho nesta nova etapa no serviço judiciário do estado da Bahia.”

IRIB – O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil é a principal entidade de representação institucional e política dos oficiais de registro de imóveis no país. Fundado em 1974, o IRIB foi fundado com a finalidade de contribuir, nacionalmente, para o aperfeiçoamento profissional. Científico e jurídico dos registradores imobiliários e de toda equipe de colaboradores dos cartórios, bem como de aprimorar e modernizar as técnicas de registro.

Texto: Ascom TJBA

Back To Top