skip to Main Content
Área do Associado

Entre os tabeliães de notas mais conhecidos nacionalmente figura o titular do Tabelionato de Notas e Protestos em Itaquaquecetuba, da Região Metropolitana de São Paulo, Arthur Del Guércio Neto. O DG, como é conhecido entre tabeliães, integra a Comissão Julgadora da XXI Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul, para avaliar trabalhos de jovens notários no tema “Novas atribuições e tecnologia: o futuro da atividade notarial”. O concurso ocorre em paralelo ao XXIV Congresso Notarial Brasileiro, de 29 de agosto a 1º de setembro, na Bahia. Leia o regulamento e saiba como participar aqui.

DG tem uma longa trajetória de mais de dez anos até chegar ao seu tabelionato. Após o bacharelado em Direito, aos 22 anos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Arthur se tornou especialista em Direito Notarial e Registral, e, hoje, produz conteúdo para o Blog do DG, um dos sites de maior popularidade e divulgação da atividade notarial brasileira.

Queria ser juiz ou promotor de Justiça após concluir a graduação, segundo ele, mas resolveu abrir o “leque de opções” e buscar exercer a atividade extrajudicial. Estudou três anos para concurso e foi aprovado, em 2005, para assumir uma serventia em Campos do Jordão até o ano de 2011, quando foi aprovado para seu tabelionado atual, em Itaquaquecetuba.

“Foi um início difícil”, conta Arthur. “Os tabeliães e oficiais de registro têm que se dedicar muito ao estudo da administração e questões voltadas ao atendimento ao público”, adiciona. O tabelião enfrentou problemas estruturais ao assumir a serventia atual, onde para reconhecer firma o cidadão aguardava até três horas pelo atendimento.

Hoje, em novo endereço, seu tabelionato busca cada vez mais a excelência. “O Tabelionato de Notas possui uma característica que nenhum outro tem. A maioria dos oficiais e tabeliães, com exceção o de Notas, têm na profissão a territorialidade como marca. Já o de Notas não, é passível de livre escolha. Então, a pessoa pode escolher qual ela vai utilizar conforme a sua preferência, onde ela se sente bem”, explica.

Valorização da mesa do concurso
Atualmente, Arthur é professor e palestrante de diversas instituições. Além disso, é autor de livros sobre Direito Notarial e Registral. Sua participação na XXI Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul na avaliação de trabalhos será em parceria com o trabalho de excelência de tabeliães como o vice-presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil e da seccional de Pernambuco, Filipe Andrade Lima, e o presidente da seccional do Distrito Federal, Hércules Benício.

“Espero que os trabalhos dos jovens notários possam colaborar para uma divulgação positiva da atividade notarial perante a sociedade, enaltecendo cada vez mais nossa relevante função”, afirmou DG.

A Comissão Julgadora da XXI Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul conta também com a diretora da seccional de Minas Gerais do CNB e diretora do Instituto Nacional de Direito e Cultura (Indic), Letícia Franco Maculan Assumpção; a vice-presidente da Comissão de Notários e Registradores do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Karin Rosa; a diretora e conselheira da seccional catarinense do Colégio Notarial do Brasil e da Associação de Notários e Registradores de Santa Catarina, Daisy Ehrhardt.

O XXIV Congresso Notarial Brasileiro e a XXI Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul ocorrem entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, no Iberostar Bahia, na Praia do Forte. As inscrições podem ser realizadas no site congressonotarial.com.br.

Texto e edição: Ascom CNB/CF

Back To Top