skip to Main Content
Área do Associado

A atuação do tabelião Hércules Benício frente à seccional do Distrito Federal do Colégio Notarial do Brasil tem sido destaque em diversos eventos do segmento, inclusive pela experiência pioneira na utilização da nova ferramenta para modernização de atos notariais e-notariado. No XXIV Congresso Notarial Brasileiro, que ocorre a partir do dia 29 de agosto, na Bahia, Benício deve contribuir também com a sua participação na Comissão Julgadora de temas da XXI Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul, em programação paralela. O prazo para submissão de trabalhos vai até 15 de julho, confira o regulamento aqui.

O tema “Novas atribuições e tecnologia: o futuro da atividade notarial”, que terá trabalhos avaliados por Hércules Benício, coincide com o pioneirismo do tabelião brasiliense. Desde janeiro de 2019, o presidente do CNB/DF está em busca do processo que nomeou como “despapelização”, que nada mais é do que transformar os documentos físicos em atos eletrônicos, garantindo maior agilidade e segurança para o notariado e ao cidadão.

“A plataforma do e-Notariado representa uma importante inovação desenvolvida pelo Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, bem sintonizado com as novas demandas sociais. No concurso, espero encontrar interessantes análises sobre as mudanças tecnológicas que movimentam o notariado latino”, afirmou.

Hércules Alexandre da Costa Benício é doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília. É tabelião titular do Cartório do 1º Ofício do Núcleo Bandeirante/DF e acadêmico ocupante da Cadeira nº 12 da Academia Notarial Brasileira. Foi Procurador da Fazenda Nacional com atuação no Distrito Federal. É também autor do livro Responsabilidade civil do Estado decorrente de atos notariais e de registro (Editora RT, 2005).

Integram a Comissão Julgadora o vice-presidente do CNB e da seccional de Pernambuco, Filipe Andrade Lima; a diretora da seccional de Minas Gerais do CNB e diretora do Instituto Nacional de Direito e Cultura (Indic), Letícia Franco Maculan Assumpção; a diretora e conselheira da seccional catarinense do Colégio Notarial do Brasil e da Associação de Notários e Registradores de Santa Catarina, Daisy Ehrhardt; a assessora jurídica Karin Regina Rick Rosa; e o tabelião e professor Itaquaquecetuba/SP, Arthur Del Guércio.

O XXIV Congresso Notarial Brasileiro e a XXI Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul ocorrem entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, no Iberostar Bahia, na Praia do Forte. As inscrições podem ser realizadas no site congressonotarial.com.br.

Fonte: Ascom CNB/CF

Back To Top