skip to Main Content
Área do Associado

Inês Virgínia Resende Dosea, titular da serventia, destacou as principais mudanças feitas desde que tomou posse.

O Cartório do Registro Civil com Funções Notariais – Coronel João Sá tem muito a comemorar, afinal, completará 90 anos de instalação, nesta quarta-feira (10). Em entrevista ao Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA), a tabeliã Inês Virgínia Resende Dosea, que assumiu o Cartório em 17 de agosto de 2017, destacou sua satisfação: “Sinto-me muito honrada e feliz de atuar em uma serventia que completa 90 anos de existência, fazendo parte da vida de inúmeros baianos”.

Após assumir a serventia, a tabeliã se deparou com um cenário nada informatizado. As escrituras eram feitas a mão, os registros nos grandes livros pré-formatados, não se utilizava sequer o selo digital. ”Comecei a utilizar livros de folhas soltas, com as escrituras sendo feitas no computador, selo digital, cadastrei a serventia junto à Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), à Central de Informações do Registro Civil (CRC) e ao Sistema de Controle de Certidões (SCC). Aos poucos estou conseguindo informatizar o cartório”.

Ao final da entrevista, a tabeliã ressaltou a importância dos serviços oferecidos nos cartórios de Notas e de Registro Civil das Pessoas Naturais. “É de suma importância social o serviço prestado no RCPN, tanto no resguardo da dignidade humana, pois nele se faz o registro de nascimento, casamento, óbito e outros; quanto no desenvolvimento econômico, pois é de grande valia e segurança para o mercado os atos jurídicos praticados no tabelionato”.

Back To Top