skip to Main Content
Área do Associado

Em entrevista ao CNB/BA, a titular, Amanda Nunes, fala sobre como o cartório ajuda diariamente a população de Caculé, na Bahia

Com fundação reconhecida pelo CNJ em junho de 1945, o Tabelionato de Notas e Protesto em Caculé, na Bahia, conhecido como Cartório Amanda Nunes, tem 76 anos de história. Nesta reportagem do projeto Notários Baianos em Pauta do Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA), a tabeliã Amanda Nunes fala sobre como o cartório é referência na cidade e sobre os trabalhos realizados com a comunidade.

Após advogar por cinco anos e exercer o cargo público de analista em Direito pela Secretaria de Segurança de Minas Gerais, em 2017, Amanda Nunes aceitou o desafio de ser a tabeliã titular do Tabelionato de Notas e Protesto em Caculé, o que a faz acreditar em ser uma fonte de inspiração para outras mulheres.

Amanda Nunes, tabeliã Tabelionato de Notas e Protesto em Caculé, na Bahia.

“Assim como eu me inspiro em mulheres fortes que estão à frente de grandes cartórios ou ocupando cargos de destaque nos três poderes, também posso servir de inspiração para outras mulheres negras, ou pardas a buscarem seus sonhos, e nunca desistirem por maiores que sejam as dificuldades. Porque nós mulheres temos que provar todos os dias que somos capazes, e temos que reafirmar nosso lugar e nossa voz, e nosso espaço na sociedade. Não é fácil, mas é possível avançar, vencer o preconceito, e manter a cabeça erguida”, ressalta a tabeliã.

Atualmente a serventia presta um serviço de extrema relevância a população. Segundo a titular, o cartório é referência em consultas feitas diariamente pela comunidade local em seus pequenos e grandes negócios. “Percebe-se que em cidades pequenas faltam referências de acesso à informação, e hoje o tabelionato é uma fonte de acesso à informação jurídica, com qualidade, imparcialidade, impessoalidade e atualização”, destaca Amanda Nunes.

A pandemia trouxe reflexos e desafios para o cartório. Em 2020, com a alta dos casos em todo o estado, houve redução nas demandas por vários meses, além de trazer mais sazonalidade para a demanda do cartório, de acordo com a tabeliã. Para dar continuidade nas demandas com segurança, a serventia disponibilizou máscaras, álcool, luvas, jalecos para os casos de deslocamento para atendimento de idosos e também a instalação de vidro de proteção para separar os atendimentos.

Projetos, inovações e tecnologia

Amanda conta que atualmente o cartório não está desenvolvendo nenhum projeto específico com a comunidade, mas que continua com as campanhas de arrecadação de alimentos e roupas para doar aos asilos e para o centro de acolhimento do menor. O cartório é voltado para ações sociais, sempre trabalhando em arrecadação para ajudar os mais necessitados da região. Neste segundo semestre, pretende trabalhar em combate ao suicídio, “queremos fazer uma campanha de conscientização de combate ao suicídio, que tem sido uma triste realidade na nossa cidade e no mundo”, destaca.

“Sem dúvida a tecnologia pode contribuir para o dinamismo da atividade notarial”, ressalta Amanda, destacando que, com o advento da tecnologia, o cartório vem tentando inserir cada vez mais a forma de trabalhos à distância, inclusive com o auxílio do e-notariado. A tabeliã entende que é fundamental o avanço dos trabalhos nesse sentido, já que isso facilitaria na celeridade, eficiência e segurança nos serviços.

Segundo a titular, o sistema e-Notariado ainda é pouco conhecido pela população, apesar de indicarem o uso, algumas pessoas ainda têm o receio e se sentem mais seguras se deslocando até o cartório. Contudo, a serventia vem fazendo o uso da plataforma, recebendo demandas de advogados e profissionais da área de direito, especialmente para envios de certidões.

“No início havia muitos questionamentos quanto à possibilidade ou não dos atos serem praticados à distância, mas pensando como usuária também do nosso serviço, entendo que é fundamental que avancemos nesse sentido. A população tem muito a ganhar, com economia de tempo, de locomoção e a tranquilidade da prática do ato em sua residência. Acredito que o e-notariado veio para representar toda essa inovação”, pontua.

Para 2022, Amanda Nunes quer massificar o uso da plataforma na região, fazendo com que dessa forma a população se sinta mais segura. O plano é “continuar investindo em segurança de dados e informações, capacitando os funcionários, e ampliar ainda mais o alcance dos serviços, massificando o uso do e-notariado, que possui ainda uma demanda limitada em minha região, já que as vezes em que foi solicitado, foram os advogados e profissionais da área do direito que o fizeram”.

A tabeliã também agradeceu ao CNB/BA por todo empenho e elogiou o presidente da entidade. “Obrigada pela oportunidade, e apesar de todas as dificuldades da Bahia, tenho muito a agradecer ao CNB/BA, pelo empenho, e especialmente ao nosso presidente Giovani Guitti Gianellini, pelo esforço e dedicação pela classe. Deixo uma frase de Bob Marley: “É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida.””, finalizou.

Quer participar do projeto do CNB/BA?

Envie as informações iniciais da história e inovações da serventia que queira compartilhar para o e-mail da assessoria do CNB/BA [email protected]. A equipe de Comunicação retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

Participe desta iniciativa junto ao CNB/BA!

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNB/BA

Back To Top