skip to Main Content
Área do Associado

Com o tema “Adoção legal, um ato de amor”, será realizado o 1º Fórum Municipal de Adoção no Município de Mucuri, em homenagem ao Dia Nacional de Adoção – 2019. O evento será realizado no dia 20 de maio, das 13h às 17h, na Câmara Municipal de Vereadores (Rua Oscar Teixeira Sirqueira, n° 200, bairro Malvinas, Mucuri-BA).

Organizado pela Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) do Tribunal de Justiça da Bahia, Vara da Infância e Juventude de Mucuri e a Prefeitura Municipal de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a ação faz parte da Campanha “Adote – Encontro de Corações”, da CCI. Tem como objetivo dar visibilidade ao tema da adoção, proporcionar
momentos de reflexão e sensibilizar a população para abrir caminhos de convivência familiar para crianças e adolescentes.

A programação será aberta pela Matriarca da Família Souza, Etani Souza, de Sergipe, com depoimento sobre a experiência de 47 adoções. Contará com a participação do Desembargador Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior; do Juiz Assessor Especial da Corregedoria, Arnaldo José Lemos de Souza; da Juíza de Direito Tarcisia Oliveira Fonseca, da Vara da Infância e Juventude de Mucuri; e de representantes da comunidade local, ligados à temática.

Dentro do tema central “Adoção legal, um ato de amor”, serão abordados as diversas etapas da adoção, desde o acolhimento até o estabelecimento definitivo dos vínculos familiares.

O Desembargador Salomão Resedá enfatiza que, em obediência ao Estatuto da Criança e do Adolescente e outras normais legais brasileiras e internacionais, a adoção visa, sobretudo, ao interesse da criança e do adolescente e à possibilidade de dar-lhe uma existência cercada de amor, proteção e oportunidades.

“Espero que esse encontro abra a possibilidade de fomentar um atendimento ampliado a essas carências, com a derrubada de preconceitos derivados do desconhecimento e da desinformação por parte de pretendentes à adoção, profissionais da área e da própria sociedade”, pontua.

A Secretária de Assistência Social de Mucuri, Cleudi Marques de Souza Simões, ressalta que a intenção do Fórum é mobilizar a sociedade, mostrar que existe uma demanda de adoção na cidade e informar sobre os procedimentos para adoção de crianças e adolescentes. Cleudi Simões conta que em Mucuri há um abrigo com 13 crianças e adolescentes.

“Precisamos sensibilizar a sociedade e mostrar que existe essa demanda de adoção no município e a necessidade de cada um se doar da maneira que pode”, afirma a Secretária. Para ampliar os debates, a Prefeitura decidiu disponibilizar 50 vagas do fórum para outros municípios da região.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Mucuri, através do e-mail: [email protected], no período de 08 a 15 de maio de 2019, contendo as seguintes informações: nome completo; RG; e telefone. A inscrição também pode ser solicitada pelo hotsite da Campanha “Adote – Encontro de Corações”: www.tjba.jus.br/adote.

Durante o evento será entregue o Selo “Amigo Solidário do Abrigo”, às pessoas que auxiliam no processo de convivência comunitária no Município de Mucuri.

Confira a programação do evento e participe!

12h30 às 13h – recepção com assinatura dos presentes no Livro de Ouro

13h – Solenidade de Abertura e Composição da Mesa

13h15 – Apresentação Cultural – Associação Golfinho

Hino Nacional: Cantado e Projeto Sinfonia Encantada

13h45 – Apresentação dos membros que compõem a Mesa.

(Coordenadora Municipal de Proteção Social Especial; Secretária Municipal de Assistência Social; Presidente da Câmara de Vereadores; Prefeito Municipal; Promotora de Justiça; Juíza de Direito).

14h10 – Palestra com o Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, do Tribunal de Justiça da Bahia

15h – Depoimento da Sra. Etani Souza, Matriarca da Família Souza, com experiência de 47 adoções

15h40 – Entrega do Selo do “Amigo solidário do Abrigo”

16h – Entrega dos Certificados

16h30 – Cerimônia de Encerramento e Coffee Break

 

Fonte: TJ/BA

Back To Top