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O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib/BA), em razão da veiculação de reportagem pela Rede Bahia de Televisão em seu Jornal da Manhã desta terça-feira (25.04) intitulada “Clientes reclamam da demora no atendimento do cartório do 2° Ofício do Registro de Imóveis” esclarece que este cartório se encontra em processo de ampla reformulação após 50 anos de estatização.

Delegado à iniciativa privada há pouco mais de 1 mês e sob a administração de um Oficial formado em Direito e aprovado em concurso público promovido pelo TJ-BA, o Cartório possui mudança agendada para o mês de junho para um novo prédio de 860 m2, que permitirá a contratação de novos colaboradores, além dos 14 já contratados na mudança de gestão – eram 12 no período estatal e agora são 26 -, uma vez que na estrutura atual não há mais espaço para profissionais.

O Irib/BA esclarece ainda que o Cartório tem atuado em regime de horas extras para colocar em ordem toda a documentação – entre outras compostas por livros em mau estado de conservação, 131 livros de transcrição, 165 mil matrículas imobiliárias e ausência de indicadores reais –, além de atuar com remuneração de 46% do total dos valores arrecadados, uma vez que 54% do valor pago pelo público é destinado a órgãos públicos e de ressarcimento de gratuidades.

Pedimos desculpas pelos transtornos causados nesta fase de transição e informamos que o Cartório está à disposição para atender dúvidas dos usuários pelo telefone (71) 3326-1888 durante o período de atendimento ao público, das 9h às 15h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados e através dos emails: [email protected] e [email protected] .

Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib/BA)
Milton Barbosa
Conselheiro

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