MP que regulariza imóveis em áreas da União

A Comissão Mista responsável pela Medida Provisória (MP) 759/2016, que desburocratiza a regularização de imóveis em áreas da União, deve analisar relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre a matéria, nesta terça-feira (25), às 10h.

A medida definiu novas regras de regularização de imóveis para quem ocupa terreno da União ou particular, de forma já consolidada. Além disso, estabelece critérios de seleção para projetos de reforma agrária, proibindo a participação de servidores públicos, proprietários rurais, empresários e pessoas que tenham renda familiar mensal superior a três salários mínimos ou mais de meio salário mínimo por pessoa.

Foram realizadas quatro audiência públicas para debater a MP 759. Especialistas em direito urbanístico e representantes dos cartórios de registros manifestaram-se contrários à medida, que consideram inconstitucional e ilegal, por promover a legitimação fundiária de bens imóveis públicos e privados por ato discricionário.

Já os representantes do governo, entre eles os que participaram diretamente da elaboração do texto, afirmaram que a intenção é solucionar o problema do acesso à moradia, simplificar e agilizar os processos de regularização fundiária urbana e rural.

Fonte: Agência Senado

Últimos posts

Comece a digitar e pressione Enter para buscar