Giro pelas Serventias: Tabelionato de Notas com Função de Protesto da Comarca de Canavieiras

O tabelião contou sobre as mudanças realizadas na serventia e a vontade de implantar o serviço de apostilamento.

No Giro pelas Serventias desta semana, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (BA) divulga entrevista com o titular do Tabelionato de Notas com Função de Protesto da Comarca de Canavieiras, Weslley Bormann.

Natural de Sinop, cidade do Mato Grosso, o tabelião foi um dos aprovados no 1° Concurso Público para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado do Brasil, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA), assumindo a serventia no dia 10 de fevereiro de 2017.

Em entrevista ao CNB/BA, Bormann além de revelar as mudanças realizadas no Tabelionato de Notas, comparou os serviços prestados antes e depois do Concurso Público. Antes, “os atendimentos eram prestados no Fórum da Comarca, sem qualquer estrutura física adequada, por pessoas sem qualificação técnica, gerando filas enormes e desconfiança da população com os serviços prestados”, destaca.

Atualmente, a serventia foi informatizada com a implantação de um sistema de software, que propiciou celeridade aos atos praticados e segurança às informações arquivadas. No que se refere à estrutura física do local, a pessoa que comparecer ao Cartório encontrará um ambiente todo climatizado, de fácil acesso e com guichês exclusivos destinados às pessoas com necessidades especiais.

Com relação aos atos notariais, Bormann destacou que nesse um ano e meio de Cartório, já foram realizados muitos atos dos quais a população não tinha sequer conhecimento. “Lavramos atas notariais de usucapião, testamento cerrado, escrituras de direito de laje, extinção de aforamento entre outras, o que nos leva a crer que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Também foi solicitado à Corregedoria de Justiça do Estado da Bahia (CGJ/BA), a autorização para implantar o serviço de Apostilamento, já que a cidade atrai muitos estrangeiros, por ser litorânea e considerada a Capital do caranguejo.

Outra novidade mencionada pelo tabelião é que, em breve, será implantado o selo digital com a funcionalidade QR CODE, que visa facilitar a verificação da autenticidade dos atos praticados, além de preparar o Cartório para se adequar aos padrões de tecnologia da informação conforme determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através do Provimento nº 74.

Todos esses serviços executados contam com a participação de uma equipe bem treinada pelo notário, que proporciona bate papos com os funcionários de modo a capacitá-los. “Toda sexta feira, escolho um ponto sobre nossa rotina de trabalho e leciono aulas. Isso facilita muito o atendimento ao público, pois dá mais segurança aos prepostos no atendimento”, destacou.

Serviços de Protesto de Títulos

Desde a assunção de Bormann, os serviços de Protesto de Títulos vêm sendo valorizados na região. “Os credores de vários estados brasileiros têm buscado o Cartório e a margem de recuperação gira em torno de 80% dos títulos levados a protesto”, afirmou.

Projetos Sociais

Com relação aos projetos sociais, em junho desse ano, o Cartório de Canavieiras fez parceria com Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT) para participais da Campanha Cartório Amigo. Essa iniciativa tem por finalidade sanar todo tipo de dúvida, da menor até a mais complexa, sempre no intuito de aproximar a população do Cartório.

Cartórios da Região

Ao fim da entrevista, o tabelião fez questão de destacar que o Tabelionato de Notas e Protesto trabalha em harmonia com o Registro de Imóveis e o Registro Civil de Pessoas Naturais na Comarca, o que fortalece a atividade notarial e registral na cidade.

 

Últimos posts

Comece a digitar e pressione Enter para buscar