skip to Main Content
Área do Associado

Um dos pontos de destaque da serventia é a digitalização de todo o acervo

O 1º Ofício de Notas da comarca de Irecê é coordenado pela tabeliã Soraya Jones El-Chami desde o dia 3 de abril de 2017. Desde que assumiu a função, Soraya investiu em estratégias para melhorar o atendimento, as ferramentas de tecnologia e a segurança do cartório.

Um dos pontos de destaque da gestão da tabeliã é a digitalização de todo o acervo. “Não havia um ato sequer digitalizado! Atualmente todas as fichas de assinatura e os livros estão armazenados no sistema e na nuvem, o que acelera e facilita o atendimento no balcão e a obtenção de segunda via de escrituras e procurações. O nosso objetivo é continuar implementando novidades tecnológicas e acompanhando a evolução da área cartorária”, explica Soraya.

Com foco na eficiência e segurança, o cartório utiliza etiquetas e papéis de segurança personalizados para a realização dos atos de reconhecimentos de firmas e autenticação de documentos e para a emissão dos traslados dos Atos Notariais, o que dificulta a ocorrência de fraudes.

“Acompanhando a modernização, um dos objetivos do cartório é adquirir tecnologias capazes de proporcionar aos usuários dos nossos serviços celeridade, conforto, confiança, segurança e disponibilidade de dados, sem descuidar da atenção e cordialidade dispensadas no atendimento”.

O cartório dispõe dos serviços de apostilamento de Haia e a comunicação eletrônica de venda de veículos, e encontra-se cadastrado no e-notariado, tornando possível a emissão de atos notariais com assinatura digital, disponibilizados pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF).

A atenção da cartorária vai além da área da tecnologia. “Tomamos cuidado também com a estrutura física. Temos rampa para acesso para cadeiras de rodas e banheiros acessíveis. O cartório está localizado em uma das principais avenidas da cidade de Irecê, o que facilita o acesso”, completa a tabeliã.

A equipe é composta pela tabeliã, uma substituta e dois escreventes. Para se manterem atualizados nos temas mais relevantes da atividade notarial, os profissionais participam de cursos e reuniões sobre alterações legislativas, determinações dos provimentos do Conselho Nacional de Justiça e da Corregedoria Geral.

“Temos o desejo de ver implementada a reestruturação dos cartórios extrajudiciais da Bahia que, aliada à ascensão social e econômica da região, proporcionará o crescimento do cartório e o desenvolvimento de suas potencialidades e a de seus colaboradores”, conta a tabeliã.

Por fim, Soraya fala sobre o projeto de criar um site e abrir uma conta nas redes sociais para informar aos cidadãos sobre os serviços ofertados e desmistificar a ideia de burocracia associada à atividade cartorária.

 

Giro pelas Serventias

O Giro pelas Serventias faz parte de uma série de reportagens produzida quinzenalmente pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia com o intuito de divulgar o trabalho feito pelos tabeliães de notas, bem como mostrar à população a qualidade dos serviços prestados.

Esse serviço é gratuito e disponível para todos os tabelionatos de notas baianos, caso tenha interesse em participar, entre em contato pelo e-mail [email protected] .

Back To Top