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Tabelionato foi o primeiro a implantar um núcleo do sistema compliance no País e conta com gestão voltada à qualificação e atendimento ao usuário.

No Giro Pelas Serventias desta semana, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) divulga entrevista com a titular do 12º Ofício de Notas de Salvador, Conceição Gaspar, que ingressou na atividade notarial e registral no ano de 1989, embora tenha assumido o 12º Ofício de Salvador em 1998.

Nesses quase 20 anos de serventia, a tabeliã contou ao CNB/BA quais foram as principais mudanças realizadas no serviço prestado à população e também na infraestrutura da unidade.

Segundo a titular, a infraestrutura do cartório foi adaptada às normas de acessibilidade e os colaboradores capacitados em todos os níveis para prestar os serviços da melhor maneira possível aos usuários. Outra iniciativa é o núcleo de compliance – o primeiro cartório no Estado da Bahia a implantar esse sistema, tornando-o pioneiro.

Para realizar um serviço de qualidade se faz necessário a capacitação dos profissionais da serventia, que conta com 63 colaboradores. Visando qualificar toda a sua equipe, é realizada uma série de ações. “Aplicamos avaliações de desempenho 360º graus, onde o conhecimento, habilidades e atitudes são indicados para que busquemos sempre melhorar o desempenho de cada um dentro das suas necessidades específicas”, salientou a tabeliã.

De acordo com o Jean Romaniuk, Gestor de qualidade da unidade, todo planejamento realizado no Cartório está voltado à melhoria da prestação do serviço e do atendimento ao público, “o que nos faz pensar em planos contínuos de capacitação dos escreventes, tabeliães substitutos, equipe de zeladoria, recepção, ou seja, todos os colaboradores que fazem parte da construção desse planejamento”.

Romaniuk destacou, ainda, um dos projetos já implantado na unidade, o “Projeto de atendimento autêntico”, que visa destacar que o conhecimento, a comunicação, a cordialidade e o comprometimento no tratamento com o cidadão são indispensáveis.

“Temos certeza que promover uma experiência cartorária positiva ao cidadão contribuirá cada vez mais para o fortalecimento da classe. É assim que pensamos e para isso que trabalhamos”, afirmou o gestor.

O 12º Ofício conta com um plano de gestão com foco na evolução dos funcionários, que participam de constantes treinamentos, visando planejar de modo direcionado a próxima capacitação.

“Entendemos que essas ações oportunizam aos nossos colaboradores o crescimento, a maturidade e a visão uniforme da competência e responsabilidades inerentes ao setor”, disse.

Na entrevista, tanto a tabeliã quanto o gestor mencionaram que a interação com o cliente é importante para o bom desempenho do trabalho. Para isso, foram implantadas urnas em todos os setores, intituladas “QUEREMOS OUVIR VOCÊ”. De acordo com os indicadores depositados nas urnas, foi atingido um nível 97% de satisfação do usuário.

Localizado no bairro da Pituba, o 12º Ofício de Notas de Salvador também recebe o público de outros bairros, como Itaigara, Horto Florestal, Costa Azul, Stiep, Rio Vermelho, Brotas, Candeal e Imbuí.

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