Em Belo Horizonte, CNB lança a Autoridade Certificadora do e-notariado

Belo Horizonte (MG) – Durante a última reunião de Diretoria, realizada no dia 30 de novembro, o Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF) efetivou a criação da Autoridade Certificadora do e-notariado (AC e-notariado), em Belo Horizonte (MG).

O e-notariado é uma plataforma de serviços digitais para o notário e seus desafios atuais, possuindo uma variedade de aplicações que já podem ser vistas no site www.e-notariado.org.br. O AC e-notariado é um módulo essencial para identificar e qualificar o tabelião e o cidadão brasileiro, que irá dispor de funcionalidades como: atas notariais, procurações, certidões, autorizações de viagem de menores, entre outros.

De acordo com o presidente do CNB/CF, Paulo Roberto Gaiger Ferreira, a AC do e-notariado é importante, pois permite que o tabelião “que sempre trabalhou com a segurança da manifestação da vontade das partes – seja em um simples reconhecimento de assinatura, de próprio punho ou em uma escritura pública –  possa fazer agora todos os mesmos serviços só que em meio eletrônico”.

“Acredito que vamos ter um grande futuro nos documentos eletrônicos com a fundação da AC e-notariado. Acredito que o notário vai entender, e vai começar a utilizar o certificado digital nos seus atos. Outra coisa é que a AC do e-notariado já nasce com total mobilidade, ou seja, utilizamos o telefone celular das pessoas para que elas façam as suas assinaturas, simplificando muito o uso do certificado digital. Não depende do smart card, também não depende de token; é muito simples de realizar as assinaturas. Tenho certeza que tanto os tabeliães – como a população – vão verificar que não há nenhum mistério nas assinaturas digitais e em documentos eletrônicos com a assinatura digital”, declarou o presidente.

De acordo com o assessor de tecnologia do CNB, Renato Martini, a plataforma do e-notariado foi constituída usando como base técnica o ambiente web e a mobilidade, assim como tantos outros segmentos da vida brasileira.

“O e-notariado desenvolveu, e agora coloca online, este fundamental sistema de identificação digital levado a cabo pelo notário, como um componente básico destes serviços. O fator de sucesso do e-notariado é, portanto, a adesão de nosso notariado nesta nova fronteira’”, destacou Martini.

O aplicativo do e-notariado já está disponível nas plataformas Android e IOS.

Fonte: CNB/CF

Últimos posts

Comece a digitar e pressione Enter para buscar