skip to Main Content
Área do Associado

A ideia de reunir cartórios em um único dia de prestação de serviços e informações à população idealizada pela Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT) já ultrapassou os limites do estado e aportou na Bahia. O projeto “Cartório Amigo – ações para um futuro melhor” será realizado na comarca de Canavieiras (BA). Dois cartórios já se mobilizam: o de Notas com função de Protesto e o de Registro de Imóveis.

“Isso é maravilhoso, ficamos extremamente felizes, orgulhosos e até emocionados. São frutos que estamos colhendo e apoiamos totalmente a iniciativa dos colegas, inclusive, autorizando o uso da logomarca desenvolvida especialmente para o nosso projeto”, comemorou a presidente da Anoreg-MT, Niuara Ribeiro Roberto Borges.

De Mato Grosso para a Bahia

Weslley Bormann é natural de Sinop (MT) e foi aprovado em rigoroso concurso, assumindo como titular do Tabelionato de Notas com função de Protesto da Comarca de Canavieiras o início de 2017 (a Bahia foi o último estado a abrir concurso para cartórios vagos). Encontrou inúmeras dificuldades de estrutura física e de pessoal; a gestão do cartório não era ainda realizada por profissional concursado e especializado no foro extrajudicial e os serviços eram exercidos de forma inadequada, gerando filas, desconfianças e morosidade.

“Uma simples procuração demorava meses para ser emitida, senhas para reconhecimento de firma e autenticação eram limitadas a 15 por dia, não havia o cuidado em analisar a documentação de quem estava realmente vendendo determinado imóvel, não se exigia o pagamento dos tributos normais em qualquer transação imobiliária como ITBI, ITCMD, ITR, entre outros. Esse caos desencadeou inúmeras ações no Poder Judiciário”, relatou Weslley Bormann.

A mudança

O tabelião explicou que, após muita pressão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a assunção dos aprovados em concurso público, iniciou-se uma mudança de cultura nos cartórios para melhorar a estrutura física, capacitar os colaboradores, inovar em tecnologia e conferir segurança jurídica a toda população. E diante desse cenário, o titular do Cartório de Notas e Protesto de Canavieiras percebeu que algo deveria ser feito para mudar a imagem perante a sociedade.

“Navegando na página do Facebook da Anoreg/MT, vi a campanha e achei o máximo!! Achei o máximo pelos seguintes motivos: o slogan – Cartório Amigo gera na pessoa uma sensaão de conforto, de amizade, de carinho e veio ao encontro da nossa realidade. Nossa intenção é prestar um serviço com segurança jurídica, lógico, mas, a urbanidade, a boa técnica, a sinceridade e transparência devem vir antes. Não somos inimigos da população, muito pelo contrário, somos AMIGOS e, por isso, Cartório Amigo é fantástico. Também a imagem da campanha da Anoreg/MT traduz nosso sentimento, vimos no desenho as pessoas se abraçando, felizes, e é justamente isso que queremos reproduzir”, pontuou.

Cartórios parceiros

 Assim, inspirado na campanha da Anoreg/MT, o Tabelionato e o Registro de Imóveis da Comarca, cuja titular é a tabeliã Greissy Faber também aderiu ao projeto e se reuniu ao Tabelionato de Notas e Protesto para acompanhar a ideia disseminada, oferecendo todo tipo de informação necessária, garantindo uma aproximação entre a cartório e a população.

“O próximo passo é adotar uma praça que está abandonada e restaurá-la, dando vida e beleza para a cidade. Ainda estamos iniciando, mas ideias pulverizadas como a da Anoreg/MT são fundamentais para fortalecer a classe sempre priorizando que os serviços notariais e de registros desse país sejam prestados com excelência”, finalizou Weslley Bormann.

Fonte: O Nortão

Back To Top